IMPRENSA
03 de November de 2023 - 11h35

A- A A+

SENAI CETEM realiza primeiro torneio de instalações elétricas prediais

Aproveitando as atividades presenciais do evento Mundo SENAI edição 2023, a unidade CETEM, localizada no Distrito Industrial de Porto Velho, selecionou alunos para participarem em dupla do 1º Torneio de Instalações Elétricas Prediais, uma espécie de miniolimpíada do conhecimento, que contou o apoio do gerente Cleber Santos, da coordenadora Pedagógica, Kamila Silva e do instrutor Messias Pimentel Cantanhede.

 

O primeiro lugar ficou com a equipe formada pelos discentes Vinícius Mairinck e José Wilson, do curso técnico em Eletrotécnica. Já Thiago Silva de Almeida e Rodrigo da Silva Alves, do mesmo curso, ficaram na segunda colocação. A equipe composta pelos alunos Lukas de Souza Mendes e Marcelo Gabriel Santos de Oliveira, da turma do curso Aprendizagem de Eletricista de Instalações Prediais, conquistou o 3º Lugar.

 

O avaliador Vinícius Mairinck ressaltou a importância de ter participado como avaliador com uma experiência positiva. “Testemunhamos os competidores agindo sob pressão e a avaliação feita de forma justa, pois seguimos todos os critérios e normas, fomos imparciais. Foi bom avaliar porque vi como mais aprendizado”.

 

O aluno Rodrigo da Silva Alves falou que “participar do torneio foi uma experiência incrível. Nunca tive a oportunidade de fazer uma instalação predial. Eu também não sabia e foi uma experiência única e realmente muito boa”. O Lukas analisou como positiva a nova experiência. “Nunca havia participado de uma competição de eletricista, e isso resultou em muitos progressos, estou fazendo os quadros elétricos, aprendi muito. Por exemplo, pensava que não teria capacidade para montar o quadro e algumas instalações, mas com esse aprendizado alcancei meus objetivos”, exultou.

 

Cleber Santos contou que a ideia surgiu em uma reunião de planejamento entre instrutores e coordenação pedagógica. “O objetivo principal era motivar os alunos a colocarem à prova seus conhecimentos e habilidades em instalações elétricas prediais, no contexto de uma atitude competitiva, como forma de desenvolver ainda mais suas competências técnicas e sociais”, explicou.

 

“O desafio proposto era a montagem de uma situação de aprendizagem para que os outros também assistissem, colaborassem e aprendessem demonstrando seus conhecimentos teóricos e práticos. Isso ressoa tanto na sala de aula como para o público, que estava na unidade durante o Mundo SENAI que são potenciais demandantes do SENAI”, explicou o instrutor Cantanhede. 

 

“Avaliar as competências dos estudantes da nossa escola, com base em quatro aspectos: segurança, montagem, funcionamento e organização/limpeza do local de trabalho e cada aspecto é complementado por dois ou mais critérios, sendo estabelecido um item de evidência para avaliação objetiva de cada critério por parte da equipe de avaliação”, pontuou o instrutor.

 

No que se refere a Olimpíada do Conhecimento (OC), no ponto de vista do gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, trata-se de um evento de suma importância realizado pelo SENAI Nacional. “É fundamental e estratégico no processo de ensino aprendizagem, é mobilizador do time pedagógico, apoio operacional e, principalmente mobilizador dos docentes e dos discentes, porque aborda a criatividade e comprometimento”, afirmou.

 

Coelho parabenizou a equipe pela iniciativa. “O objetivo dos cursos SENAI é preparar para entrar nas indústrias. Então, o CETEM ter aproveitado o Mundo SENAI, que é um evento inclusivo, onde se expõe a instituição à visibilidade do mercado, dos clientes CNPJ e CPF, para que conheçam e demandem do nosso portfólio”.

 

Ainda conforme Coelho, “esse evento que o CETEM organizou, queremos que ganhe conotação ainda maior para que as outras unidades vejam o quanto ele é contributivo e passem a organizar, independentemente de ser no Mundo SENAI ou em eventos nessa natureza, podendo também ser particularizado. Uma programação própria da unidade, agora desde que façam com esse objetivo com o máximo envolvimento de todos e conheçam e sinta mais a realidade de como acontece na OC no campo estadual, regional, nacional e ainda mais desafiador no campo internacional”.

 

Para o gerente de Educação, “o propósito do gerente Cleber foi muito feliz em instituir lá dentro essa iniciativa que pode ser replicada e adotada pelas outras unidades e vai envolver e ligar ainda mais a interação entre estudantes, professores, pedagogos e liderança das unidades, mercado e comunidade”, afirmou.

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável