06 de November de 2023 - 10h30

Presidente e diretoria da FIERO se reúnem com os principais investidores do Porto Chancay em Lima

O presidente Marcelo Thomé e diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), reuniram-se em Lima, Peru, com representantes da empresa de capital chinês COSCO Shipping Ports Limited (CSPL) e a mineradora peruana Volcan Campañia Minera, principais investidoras na construção do Porto Chancay. Nesta reunião estratégica, foram discutidas questões logísticas e possibilidades de escoamento da produção brasileira, com especial foco em Rondônia, por meio do Porto Chancay.

Durante o diálogo, o presidente da FIERO enfatizou a importância de estabelecer uma sólida conexão com o Peru para melhorar a logística e facilitar o escoamento da produção rondoniense. O Porto será uma porta de saída dos produtos da América do Sul ao mercado asiático e, como a China já é parceira comercial de Rondônia, tendo importado cerca de US$ 382 milhões em 2022, Chancay representa uma abertura de oportunidades logística e comercial para o estado, que irá ajudar a ampliar a chegada dos produtos rondonienses na Ásia.

Com um orçamento em mais de US$ 3,5 bilhões, o primeiro porto privado de uso público no Peru, tem previsão de inauguração em novembro de 2024. É um dos maiores investimentos na América Latina do programa de infraestrutura global da China, chamado de Iniciativa Cinturão e Rota que propõe o desenvolvimento de uma rede multimilionária de projetos de infraestrutura na Ásia, África, Europa e América. O principal objetivo é promover comércio e outras formas de conectividade, mas também melhorar as perspectivas de desenvolvimento econômico dos países participantes.

O Porto Chancay pretende se posicionar como um espaço logístico, moderno, eficiente e inovador, com tecnologia de ponta para receber os maiores navios do mundo, e os estados brasileiros, Acre, Rondônia e Mato Grosso, poderão ser grandes beneficiados ao ter uma nova alternativa de rota de escoamento dos seus produtos do agronegócio ao mercado asiático.

As vantagens econômicas dessa colaboração têm potencial de fortalecer e aumentar a competitividade da indústria rondoniense. Além disso, esse momento de diálogo com investidores internacionais é uma oportunidade única que possibilita conexões que podem impulsionar os produtos do estado a alcançarem mercados internacionais de forma mais eficaz.