06 de November de 2023 - 15h19

Compliance divulga resultado da primeira pesquisa de maturidade

A assessoria de Compliance da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais SESI, SENAI e IEL divulga os resultados da pesquisa realizada com os colaboradores das casas em setembro deste ano. Em continuidade das suas ações, a abordagem teve como tema a percepção, quanto a Cultura de Compliance e o compromisso com a ética, e transparência das entidades.

De acordo com a assessora de Compliance Raimunda Queiroz, a campanha de Endomarketing Jornada Compliance a qual a pesquisa foi integrada, vem rendendo bons frutos, pois mostrou que os colaboradores se engajaram e entenderam a importância em cooperar em responder a pesquisa. “Ela serviu para que pudéssemos avaliar a compreensão dos termos ligados ao Compliance junto aos nossos colegas. Atingimos 89% de participação, cuja a meta era de 80%, e esperamos atingir um número maior nas próximas pesquisas”, informou.

A pesquisa mostrou que os pontos positivos alcançaram 73% das respostas. Isso significa que os colaboradores consideram que o Compliance impactas nas atividades diárias da instituição, que realizaram a leitura do código de conduta e ética, conhecem os canais de manifestação da instituição, entendem que as ações devem estar de acordo com as regras estabelecidas.

Ainda nos pontos fortes, destaca-se que as pessoas que responderam à pesquisa, percebem o apoio da alta administração, realizaram algum curso ou treinamento voltado ao tema, tem ciência que a organização possui uma assessoria Compliance, conhecem seus integrantes e sabem quais suas atribuições, fizeram a leitura da Política de Privacidade de Dados (LGPD) e conhecem o portal da transparência.

Para fortalecer o engajamento, em outubro foram entregues as camisetas da Jornada Compliance e solicitado que cada uma das unidades efetuasse um registro fotográfico, que prontamente foi atendido por todos, de Porto Velho à Vilhena. Conforme a assessoria de Compliance, na primeira quinzena de dezembro, está programada a segunda rodada da pesquisa.