IMPRENSA
09 de November de 2023 - 11h45

A- A A+

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal integram projeto Releituras

Sob a orientação da professora de Linguagens, Cláudia Nepomuceno, alunos do 7º e 8º anos da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, desenvolveram as atividades do projeto denominado “Releituras”, como parte da didática das aulas de produção textual.

 

O projeto de leitura é uma atividade que ocorre durante o ano letivo e a cada bimestre é desenvolvida uma atividade que se relacione com a leitura. No 4º bimestre, desenvolveu-se a atividade iniciada a partir da escolha, em grupo, de um livro que seria lido de forma compartilhada entre os componentes previamente organizados.

 

No segundo momento, com o auxílio da professora Cláudia, os grupos definiram como os jogos seriam produzidos e as orientações apresentadas, neste momento, foram revisadas as características dos textos injuntivos e instrucionais. Os dois últimos encontros foram destinados à produção dos jogos.

 

A docente explicou que o projeto teve como objetivos promover, por meio da leitura e da produção de jogos, a aquisição de conhecimentos; o desenvolvimento da compreensão e interpretação textual; a ampliação do vocabulário; o exercício da imaginação.

 

“A leitura, especialmente de literatura, permite que os estudantes usem sua imaginação para visualizar cenários e personagens e recriá-los para a construção dos jogos; a melhoria da escrita; a empatia e, principalmente, a cooperação entre os discentes”, disse Cláudia.

 

Os grupos contextualizaram as produções mediante breve apresentação, contando um pouco sobre cada livro escolhido, logo após chegou o momento de desfrutar do jogo construído por eles. Cada equipe participou de acordo com a sua preferência entre os jogos disponíveis, pois o objetivo principal foi atingido: a interação de todos com muitos sorrisos e uma aprendizagem significativa.

 

As alunas Amanda, Eloá e Júlia foram unânimes aos elogios à iniciativa.  “Gostamos muito da experiência de desenvolvimento do jogo, pois, nos fez interagir com a história e com seus personagens. Também nos proporcionou melhor visibilidade sobre a trama. Uma das partes mais interessantes de todo o processo de confecção, foi o fato do grupo ter que ler o livro e a partir daí, tirar as informações necessárias para a construção do jogo”, disseram.

 

A discente Gabriely ressaltou que “quando a nossa professora propôs essa atividade, ficamos animados, pois poderíamos criar nosso próprio jogo usando a criatividade. A parte mais fácil foi escolher o livro que iríamos nos basear para a produção do jogo. Foi uma experiência muito boa para os grupos, deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena. Outra parte que gostamos foi ensinar um pouco para outras pessoas sobre o nosso jogo. Gostamos também de brincar com os jogos dos outros grupos que ficaram bem legais”, comentou.

 

“Jogando a criança aprende, constrói, cria, inventa, desenvolve habilidades por meio da interação, além de experimentar e trocar experiências significativas uns com os outros”, explicou a coordenadora de Educação, Rosiani Módolo.

 

O gerente Rodolfo Lentz parabenizou a professora pela iniciativa de incentivar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, como parte essencial do aprendizado em sala. “A leitura é realmente importante, pois com os livros aprendemos a falar e escrever corretamente e além disso, nossa escola está formando cidadãos criativos, críticos e éticos, que certamente farão a diferença quando chegarem ao mercado de trabalho”, finalizou.

 


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura