16 de November de 2023 - 10h46

SESI-RO lança edital de vagas gratuitas para as unidades de Porto Velho, Cacoal e Vilhena

O Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI-RO) divulgou nesta terça-feira, 14, o Edital nº 01/2024.1 do Programa da Gratuidade Regulamentar disponibilizando 120 vagas para a 1ª série do Ensino Médio (Itinerário V), que indica cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), nas unidades escolares de Porto Velho, Cacoal e Vilhena. As vagas são direcionadas aos filhos dos industriários de baixa renda e, a posteriori, para estudantes egressos da Rede Pública.

Dentro desta metodologia, os alunos de Porto Velho farão o curso de Técnico em Redes de Computadores, Cacoal, Técnico em Desenvolvimento de Sistema e Vilhena, Técnico em Internet das Coisas –OIT. Para cada unidade foram disponibilizadas 40 vagas.

O SESI investe parte da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória para viabilizar as atividades de Educação, destinada para a oferta de vagas gratuitas nos cursos de Educação Básica e Continuada. O compulsório, recurso que mantem as Entidades SESI e SENAI, instituído por Lei desde os anos 1940 equivalente a 1,5% da folha de pagamento dos trabalhadores das indústrias, é utilizado em parte para a promoção da Educação Básica.

Conforme o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, "o Edital de gratuidade beneficia jovens, filhos de industriários e também oriundos de famílias de baixa renda e de escolas da Rede Pública, com idades compatíveis com a série na qual serão matriculados por ordem de inscrição”, explicou.

Coelho destacou que se trata de uma oportunidade para que os jovens possam fazer um curso numa escola reconhecida pela indústria e ainda com a possibilidade de se profissionalizar ao mesmo tempo em que conclui o Ensino Básico. “Existem critérios para que as vagas sejam preenchidas através de Editais. Como é um programa inclusivo, a gratuidade tem o objetivo de dar oportunidades àqueles que financeiramente não podem pagar por uma escola de qualidade, então o SESI promove estas vagas gratuitas anualmente”, destacou Coelho.

O superintendente do SESI-RO, Alex Santiago também ressaltou o edital de gratuidade do SESI como uma excelente oportunidade para as famílias matricularem seus filhos numa escola que vai formá-los na Educação Básica e Educação Profissional por meio do Novo Ensino Médio (NEM), que SESI e SENAI de Rondônia já adotaram desde 2019.

De acordo com Santiago, o SESI e SENAI têm o papel primordial de promover e incentivar a educação no país. “As duas instituições priorizam questões sociais e entendem a importância da gratuidade para proporcionar chances para a sociedade rondoniense”, afirmou.

“Deixo aqui uma reflexão sobre o principal ganho de estudar, que é a transformação, porque o conhecimento adquirido tem esse poder. Os cursos do SESI e SENAI fortalecem a formação preparando os discentes com os conhecimentos fundamentais para alargar os horizontes, desta maneira percebendo as melhores oportunidades. Eles estarão capacitados para concorrer quando estas oportunidades surgirem no mercado de trabalhado. SESI e SENAI também estimulam o empreendedorismo nos seus alunos, caso optem por abrir sua própria empresa, ao final do curso”, finalizou Santiago.