IMPRENSA
17 de November de 2023 - 11h25

A- A A+

Equipe “The Builders” representa SESI de Pimenta Bueno em torneio de robótica

Quatro estudantes da unidade SESI de Pimenta Bueno, que formam a equipe “The Builders”, estão em Manaus participando do Torneio de Robótica - First Lego League Challenge (FLL) Etapa Regional. O gerente Diógenes Pierre, a treinadora e professora Ingrid Caroline da Rocha Machado e Lídia Altoé, mãe de um dos alunos, estão acompanhando os jovens alunos.

 

O treinamento para um torneio de robótica não apenas aprimora as habilidades técnicas, mas prepara os alunos para situações do mundo real, onde eles precisam resolver problemas de forma eficiente e trabalhar em equipe para atingir objetivos comuns. “Essas competições incentivam a perseverança e a inovação, proporcionando aos alunos uma experiência prática que vai além das teorias aprendidas em sala de aula”, pontuou a professora Ingrid.

 

Além disso, acrescentou a docente, a robótica tem uma importância significativa na vida acadêmica dos alunos. Ela é uma área interdisciplinar, incorporando ciência, tecnologia, engenharia e matemática, o que ajuda a reforçar o aprendizado em diferentes disciplinas. A aplicação prática desses conhecimentos por meio da robótica pode motivar os alunos, tornando o aprendizado mais tangível e empolgante.

 

Para Ingrid, participar de um torneio da FLL está sendo uma experiência encantadora e desafiadora ao mesmo tempo. Os meninos e meninas da equipe, disse a treinadora, se empenharam muito nas duas semanas que tiveram para se preparar.

 

“Nossa busca nesse campeonato é a interação dos nossos meninos e meninas da equipe junto aos competidores das outras equipes, a comunicação das ideias pensadas por eles, a demonstração das habilidades desenvolvidas e é claro a diversão que é um dos pontos fortes do torneio. Voltar com uma premiação é um sonho de todos nós e é claro que trabalhamos também por isso, mas só de saber que nossos alunos e alunas estão felizes e mergulhados nessa experiência com empenho, com animação e interação entre a equipe já é extremamente gratificante para nós. A premiação pode ou não ser consequência”, ponderou.

 

De acordo com Pierre, “é de extrema importância a nossa participação. O grupo vem treinando intensamente para o referido torneio, a integração entre eles, é uma coisa linda de se ver, além, de divulgar um grande diferencial ao nosso município e região, de um serviço ofertado por nossa instituição, que apresenta um valor agregado, de extrema relevância para a vida uma pessoa”, afirmou.

 

Conforme explicou o gerente do SESI de Pimenta Bueno os benefícios da robótica na vida acadêmica vão além do desenvolvimento de habilidades técnicas. “Ela promove a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades fundamentais para o sucesso em qualquer área. Reconheço a importância desse tipo de experiência na formação integral dos alunos, preparando-os não apenas para o mundo da tecnologia, mas para os desafios da vida real”, pontuou.

 

A coordenadora Pedagógica Renata Gaede ressaltou que a participação dos alunos e da professora no torneio de robótica é uma oportunidade incrível para desenvolver habilidades essenciais para a vida e para a educação. “A preparação para um torneio como esse envolve muito mais do que apenas construir robôs - há trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico, e muita criatividade envolvidos. Consigo observar o crescimento dos alunos em termos de colaboração, comunicação e superação de desafios durante esse processo”, comentou.

 


Mais notícias

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação