20 de November de 2023 - 11h57

Consultora do SENAI-RO ministra palestra em Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia

Ações em Tecnologia e Inovação – Mesa Redonda: Implementação da Cultura de Inovação no Estado de Rondônia” foi o tema da palestra ministrada pela consultora de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, Cleópatra Alves da Silva Caldeira, durante a Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia (Conecta), promovido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq).

A “Ciência que eu faço” foi o tema da feira, e na sua primeira edição apresentou uma programação diversificada para integrar os mais diversos públicos, incluindo estudantes, profissionais, pesquisadores e visitantes. Também marcou presença a bolsista do Inova Talentos/STI, Quezia Nicolle.

De acordo com Cleópatra, a palestra apresentada no Conecta, teve como principal finalidade a divulgação das ações e atuações do SENAI Rondônia nas áreas de inovação, tecnologia, bioeconomia e ESG, conceito diretamente ligado ao universo dos investimentos, e o equilíbrio dos aspectos ambiental, social e de governança na gestão dos negócios. “A meta é estabelecer a presença efetiva do SENAI neste cenário e fechar conexões e colaborações em projetos futuros, bem como contribuir para o desenvolvimento contínuo da área e fortalecer sua posição e visibilidade neste ecossistema”, explicou Cleópatra.

Sobre a importância da participação de um representante do Departamento Regional em eventos focado em inovação contribui para fortalecer a imagem da instituição nesta área. Cleópatra destacou que “desta maneira, o SENAI aumenta sua visibilidade no mercado e mostra seu comprometimento com a promoção da inovação na indústria. Além disso, estar conectado com outras organizações e compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas, são fundamentais para estimular a criatividade e promover a cooperação entre diferentes atores do ecossistema de inovação”, afirmou.

No primeiro dia de evento, ocorreu a palestra sobre Pesquisa e Cooperação Brasil-Bolívia e à tarde, as palestras com instituições parceiras abordaram o Programa de Astronomia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Clube de Astronomia de Rondônia; e as pesquisas realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na Amazônia (Embrapa).

Houve ainda uma mesa redonda que debateu a importância da realização de feiras científicas para o ensino e a pesquisa em Rondônia. No segundo e último dia ocorreu a Mostra de Robótica do Ifro, com apresentações de trabalhos, mesas e palestras com instituições parceiras (Ifro, TCE, Fiocruz. Setic, PGE, SENAI Rondônia), exposições de cursos e de livros, além do momento cultural. O evento encerrou com as premiações dos melhores trabalhos do último ano do Pibic e Pibiti, no Mercado Cultural.

As atividades do evento aconteceram em vários espaços, entre eles, Unir Centro; Museu Palácio da Memória Rondoniense; Praça Getúlio Vargas; Calçadão Manelão e Mercado Cultural.