14 de December de 2023 - 09h57

SESI-RO apresenta soluções em saúde no Vale do Madeira Summit 2023

O Painel Saúde: Inovação em Saúde e o Ecossistema de Inovação em Porto Velho, ocorrido durante a programação do Vale do Madeira Summit, contou com a presença do Serviço Social da Indústria (SESI), por meio da gerência de Saúde e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pela gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI), em evento nesta terça-feira, 13, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A gerente de Saúde do SESI, Maria Lúcia dos Santos participou desta edição junto com o médico cirurgião oncológico do Hospital do Amor, da capital, e da coordenadora de empreendedorismo e inovação da Afya São Lucas de Ji-Paraná, Ana Flavia Camargo. O painel foi mediado pelo CEO da MVPlay, Victor Hugo Ribeiro.

Maria Lúcia explanou sobre os serviços desempenhados na área de saúde (medicina, odontologia, exames clínicos) e segurança do trabalhador junto à indústria. Informou que o SESI atende não só o segmento ou trabalhador industrial, mas qualquer empresa e comunidade que necessita destes serviços na área de saúde. “Trabalhamos em conjunto com o STI para encontrar soluções em inovação principalmente para fazer o diagnóstico das demandas da indústria, para atuar diretamente onde é necessário”, afirma.

A gerente de saúde falou sobre os nove Centros de Inovação do SESI, instalados em diversos estados do país. Explicou que cada um deles apresenta soluções em um tema específico, como Economia para Saúde e Segurança, Ergonomia, Fatores Psicossociais, Higiene Ocupacional, Estilo de Vida e Saúde, Longevidade e Produtividade, Prevenção da Incapacidade, Sistemas de Gestão em SST e Tecnologias para a Saúde. Os serviços de cada área podem ser consultados no Portal do SESI.

Maria Lúcia também explicou o funcionamento da plataforma de inovação para a indústria, que financia o desenvolvimento de tecnologias, processos, produtos e serviços para garantir maior eficiência e produtividade para o setor industrial. Na plataforma, e dentro da categoria do SESI, estão expostos os editais para apresentação de projetos, nas áreas de Inovação Setorial em SST e Promoção da Saúde, Inovação Corporativa em Saúde e Segurança, Chamada Regional do SESI e Inovação para Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – NR12. Os editais estão disponíveis na página da Plataforma.

Do Departamento Regional do SESI e SENAI participaram do evento, o gerente de STI, José Rafael Lopes e a analista de saúde e segurança do SESI, Lorena Luana Matos de Oliveira.

O Vale do Madeira Summit abordou ainda assuntos como Ecossistema de Inovação Vale do Madeira: um ano de desafios e oportunidades, com Leandro Dill. O Talk Agronegócio: Como tornar soluções tecnológicas acessíveis aos produtores rurais. Os paineis Bioeconomia: A bioeconomia e os caminhos da sustentabilidade e Empreendedor: Como o ecossistema pode apoiar o seu negócio.