12 de December de 2023 - 10h09

Inmetro e SENAI lançam plataforma inédita de metrologia para indústria de alimentos e bebidas

Plataforma vai ajudar micros, pequenas e médias indústrias distantes dos grandes centros tecnológicos a aumentar o nível de qualidade e competitividade de produtos e serviços

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) promovem, nesta terça-feira (12), evento sobre a indústria de alimentos e bebidas, com a participação de empresários e agentes de governo. O evento, parte da programação do aniversário de 50 anos do Inmetro, também conta com o lançamento de um projeto-piloto: a Plataforma Metrologia para a Indústria, que oferece serviços metrológicos para atender a demandas do setor de alimentos e bebidas. A apresentação acontece na sede do Instituto, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Em um primeiro momento, a plataforma vai oferecer serviços de metrologia com mais de 380 variações de ensaios para 90 produtos diferentes, ofertados por quatro Institutos SENAI de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, localizados em Goiânia (Goiás), Belo Horizonte (Minas Gerais), Petrolina (Pernambuco) e Chapecó (Santa Catarina). Por meio da plataforma, as micros, pequenas e médias indústrias distantes dos grandes centros tecnológicos poderão adquirir os serviços metrológicos de qualquer lugar.

No dia do lançamento da plataforma, a programação é dedicada à atuação do Inmetro para a indústria. “Recebemos representantes da indústria, academia e do governo para debater um item de grande importância para a sociedade. A Plataforma é uma iniciativa conjunta e inédita, e que vai atender a um pleito do setor: ajudar empresas que precisam mostrar evidências de que seus produtos atendem a requisitos de qualidade e segurança especificados por outros órgãos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura e Pecuária”, comenta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

O diretor geral do SENAI, Gustavo Leal, destaca que, além de proporcionarem maior segurança e qualidade de produtos e serviços, as atividades de metrologia também reduzem desperdício. “Como grande parceiro da indústria e da sociedade, o SENAI lança a Plataforma Metrologia para que as indústrias de pequeno e médio porte tenham a oportunidade de aumentar a competitividade de seus produtos e serviços, já que a atividade metrológica no ambiente industrial é indispensável para a confiabilidade do que é produzido e oferecido para a sociedade”, destaca Leal.

Rede de institutos de tecnologia

Atualmente, o SENAI conta com uma rede de 98 unidades em todo o Brasil, com 232 laboratórios, que realizam serviços metrológicos para mais de 18 setores industriais. Para o setor de alimentos e bebidas, os laboratórios realizam as principais análises físico-químicas e biológicas que são exigidas pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura. As evidências levantadas nos relatórios de ensaio garantem a qualidade e a segurança de alimentos e bebidas, que precisam estar de acordo com limites de especificação. Por sua vez, a indústria usa desses resultados em conformidade aos limites de especificação declarados nos relatórios para obter autorização para comercialização junto ao organismo regulamentador.

Como funciona a plataforma

Na plataforma, o cliente escolhe e compra os ensaios desejados para o produto. Em seguida, o cliente prepara a amostra do produto para ensaio, conforme instruções recebidas, e tem duas opções: enviar a amostra para o laboratório do Instituto SENAI de Tecnologia ou solicitar uma proposta à parte para que um operador logístico realize o transporte da amostra até o laboratório, de acordo com requisitos e prazos. O laboratório recebe as amostras e realiza os ensaios contratados. O cliente recebe o relatório de ensaio com os resultados dos ensaios contratados na plataforma on-line.

Futuramente, a plataforma também ofertará outros serviços metrológicos, como calibrações, material de referência e ensaios de proficiência, desde a escolha do serviço, por parte do cliente, até o recebimento dos resultados, além de oferecer soluções logísticas para transporte de amostras, materiais e instrumentos e disponibilizar o pagamento on-line pela plataforma. Também vai integrar diversos provedores que atendam a requisitos de admissão específicos.

A Plataforma Metrologia para a Indústria já está disponível no site.