IMPRENSA
11 de December de 2023 - 10h34

A- A A+

SENAI-RO realiza cursos gratuitos em parceria com Sedec

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), tanto em Rondônia, como em todo o Brasil, sempre trabalha com a uma primazia de estabelecer contratos de parceria com governos, sejam eles federal, municipais ou estaduais. Isso sempre com foco em benefícios para a população, principalmente a população jovem.

 

A parceria do SENAI-RO com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) disponibiliza cursos de qualificação profissional, focados em diversas áreas. Com a iniciativa, ao final, os participantes estarão qualificados, tanto para o mercado de trabalho quanto para atuarem como empreendedores.

 

De acordo com o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, os cursos estão disponíveis nas unidades fixas localizadas em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e em alguns municípios mediante as unidades móveis, contêineres e kits didáticos. “As qualificações compreendem cursos das áreas automotiva, elétrica, refrigeração, madeira imobiliária, costura, mecânica de motos e mecânica industrial. Todos eles, claro, com aderência ao mercado estadual de Rondônia.

 

Conforme Santiago, o foco do programa são aquelas pessoas sem nenhuma qualificação profissional, porque a ideia é melhorar a qualidade de vida a partir de uma profissão, de uma oportunidade no mercado de trabalho, desta maneira beneficiando toda à família. Outra questão importante, os cursos são gratuitos.

 

“O papel da SEDEC é fundamental neste processo” afirmou o diretor regional do SENAI-RO. “Sem, dúvida é uma parceria exitosa, porque a Secretaria, de forma estratégica e visionária, começou a verificar quais são as necessidades de capacitação profissional em várias áreas aqui do nosso estado, visando diminuir a questão da informalidade. Realizamos os cursos em várias regiões do estado e um fato interessante é que a taxa de evasão tem sido baixa e isso significa que os alunos compraram os objetivos propostos, estão atendendo às chamadas dos cursos e participando de forma bastante intensa”, disse.

 

Santiago finalizou destacando as ações específicas do SENAI por meio das parcerias, é uma forma de levar os cursos para locais onde não existe a estrutura física, mas ofertando no nosso estado qualificação profissional de alto nível.

 

 


Mais notícias

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

SENAI de Ji-Paraná recebe agente de controle de endemias para palestra sobre cuidados contra a dengue

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional