20 de March de 2024 - 09h12

Indústria da construção está otimista com cenário econômico atual, aponta CNI

Confiança foi puxada pelo Índice de Expectativas do setor de Serviços da construção que atuam, por exemplo, com instalações elétricas, hidráulicas e terraplanagem

Industriais do setor de construção estão confiantes com retrato atual da economia e apresentaram expectativas positivas para os próximos meses, segundo a Sondagem Indústria da Construção. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) consultou 327 empresas, entre os dias 1° e 11 de março, para apurar os índices de atividade da indústria da construção, a evolução do número de empregados, a confiança, as expectativas e a intenção de investimentos.

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI) avançou 0,4 ponto em março de 2024, passando para 53,8 pontos. O resultado revela que os empresários da indústria da construção estão mais confiantes. O que provocou esse aumento foi o índice de expectativas, componente do ICEI que mensura as expectativas do empresário com relação à economia brasileira e à empresa para os próximos seis meses. Em março, esse índice avançou 1,2 ponto em relação a fevereiro, chegando a 57,0 pontos.

“Esse crescimento de confiança aconteceu, principalmente, devido à melhora das expectativas do setor de Serviços especializados com construção, como instalações elétricas, hidráulicas e terraplanagem”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

>> Confira a entrevista completa com o economista.

Na mesma linha, todos os índices de expectativas da Sondagem Indústria da Construção ficaram acima de 50 pontos e constataram que os empresários da construção seguem confiantes e otimistas, com expectativas de crescimento do nível de atividade, de novos empreendimentos e serviços, das compras de matérias-primas e do número de empregados.

A pesquisa é realizada mensalmente em parceria com 23 Federações de Indústria e com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Nível de atividade e emprego apresentaram pequeno avanço

O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção apresentou um avanço de 0,8 pontos em comparação com janeiro e ficou em 46,2 pontos em fevereiro de 2024. Por estar abaixo da linha de 50 pontos, o número ainda é considerado uma queda do indicador, mas é um movimento usual para o período. O resultado pode ser considerado positivo, pois é superior ao registrado em fevereiro de 2023 (46,0 pontos), além de ser maior do que a média histórica para o mês (45,4 pontos).

Já o índice de evolução do número de empregados saiu de 44,9 pontos, em janeiro, para 46,0 pontos em fevereiro de 2024. O índice encontra-se abaixo da linha divisória de 50 pontos e é inferior ao índice de fevereiro de 2023 (47,6 pontos). Isso demonstra queda do número de empregados mais intensa nessa comparação. Por outro lado, o índice em fevereiro de 2024 foi superior à média para o mesmo mês de anos anteriores, de 45,0 pontos.

Acesse o portal da indústria e confira a Sondagem Indústria da Construção na íntegra.

Mais sobre a Sondagem Indústria da Construção

A Sondagem Indústria da Construção foi lançada em 2010, seguindo os moldes da Sondagem Industrial, e tem como objetivo conhecer a tendência da atividade e as expectativas dos empresários da indústria da construção.