IMPRENSA
19 de March de 2024 - 11h38

A- A A+

Mulheres integram oficinas nas unidades do SENAI-RO em parceria com o Geração Emprego

O Departamento Regional de Rondônia, por meio das unidades SESI-SENAI-IEL, em parceria com o programa estadual Geração Emprego, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), disponibilizou oficinas tendo mulheres como público alvo da iniciativa, que também teve o Sistema Nacional de Emprego (Sine-RO) como parceiro.

Na unidade Lagoa, sob a orientação dos instrutores Cleiton Guimarães (panificação) e Antônio Luiz e Reginaldo (automotiva) ministraram oficinas de Fabricação de Cupcakes e de Mecânica Básica, respectivamente. Segundo a gerente Juliane Loubach “as oficinas foram bem dinâmicas e possibilitaram as alunas a terem noções básicas nas áreas da panificação e da manutenção veicular. Essas iniciativas são fundamentais para demonstrar tudo o que o SENAI oferta e o quanto podemos contribuir para a formação profissional em nosso estado”, disse.

Guimarães ressaltou que a oficina teve duração de quatro horas e que as participantes ficaram satisfeitas. “Foi uma boa forma de divulgação, por ser um curso rápido, despertou muito o interesse delas em expandir o conhecimento, conhecer mais a área e as possibilidades que o setor de panificação e confeitaria possibilitam. E provavelmente essas alunas vão buscar o cenário para aperfeiçoar ou para conhecer mais o nosso segmento”.

Na unidade SENAI CETEM de Porto Velho, a coordenadora Pedagógica, Kamila Silva destacou que as mulheres participaram das oficinas de Gestão de Recursos humanos e Primeiros Socorros. “Elas tiveram a oportunidade de aprender conhecimentos básicos, mas essenciais para despertar nas alunas o interesse por um curso do SENAI e se qualificar numa profissão”, comentou.

Conforme o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Silvio Leite, foram ministradas oficinas de Corte e Costura e Marketing Digital, ministradas respectivamente pelos instrutores Maria Regina Zorzi e Gutemberg Torquato dos Santos. A primeira oficina contou com 16 alunas e a segunda, com 35.

Para Leite, “a parceria com o Geração Emprego oportunizou que estas mulheres participassem das oficinas. Elas adquiriram novos conhecimentos, que temos certeza, abrirão novos horizontes para cada uma delas por meio do SENAI, sempre muito presente para atender e beneficiar a comunidade”, falou. 

O SENAI Ariquemes realizou oficinas de Empreendedorismo e Primeiros Socorros, de acordo com a gerente Ângela Candelório Bim. “Tivemos uma participação significativa de mulheres atraídas pela possibilidade de conhecer alguns cursos disponibilizados pelo SENAI”.

Já na unidade SENAI Cacoal aconteceram as oficinas de Saúde Mental X Atividades da Vida Diária e Primeiros Socorros no Ambiente Familiar. Já em Rolim de Moura, foram disponibilizadas as oficinas de Alimentação Funcional e Saúde Mental X Atividades da Vida Diária. “São temas relevantes escolhidos pensando especialmente para atender a este público específico. As participantes gostaram muito e creio que a iniciativa vai gerar frutos em novas matrículas na unidade”, afirmou.

A gerente da unidade SENAI Ji-Paraná/Jaru, Cintia Aparecida, onde foram ministradas, respectivamente, as oficinas de Marketing Digital 4.0, Fabricação de Cupcakes e Primeiros Socorros. “Na minha análise, essa parceria foi de fundamental importância, pois teve como foco atender mulheres das duas cidades, que participaram ativamente. É o SENAI cumprindo também seu papel social, ofertar capacitações que causem transformações e mudanças na vida das pessoas”, afirmou.

O gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho elogiou a ação realizada com o objetivo de neste mês de março, não apenas de homenagear, mas dar oportunidades de aprendizado para o público feminino, cada vez abrangente em todas às áreas. “Parabéns a Sedec, às equipes das nossas unidades de Rondônia, que não mediram esforços para a realização deste importante projeto”, finalizou.

 


Mais notícias

SENAI de Ji-Paraná recebe agente de controle de endemias para palestra sobre cuidados contra a dengue

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Conselheira da FIERO é homenageada em evento voltado à mulher empreendedora