IMPRENSA
26 de March de 2024 - 10h40

A- A A+

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

Com a temática Grécia Antiga, alunos das turmas do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, participaram do segundo aulão ministrado pelo professor Marcelo Ferreira Alencar Mourão.

 

Graduado em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), Mourão ressaltou que o objetivo da atividade foi trabalhar o tema abordando suas especificidades, período em que ocorreu, bem como explicitar como era composta sua estrutura na época, e as principais características, costume, leis e línguas utilizadas.

 

O professor destacou fatores importantes do período como é o caso da arte e da mitologia. “Os gregos também criaram a filosofia, a democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura, teatro e avanços matemáticos que até os dias atuais influenciam nossa sociedade. A Grécia Antiga era composta por um conjunto de cidades que partilhavam a língua, os costumes e algumas leis”, explicou.

 

Berço da civilização ocidental, pontuou Mourão, a Grécia Antiga pertenceu ao período da Antiguidade Clássica que compreendeu desde o Período Pré-Homérico terminando com o início da Idade Média. “Dividida em mais quatro períodos: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Teve seu fim após a dominação macedônica, que não conseguiu manter a unidade, e, depois, pela dominação romana, que, no entanto, incorporou a cultura grega e a fez chegar até os dias atuais”.

 

Segundo a pedagoga Sussileide Morais “a aula contou com a dinamicidade do professor, que com maestria conduziu as atividades, instigando os alunos a participarem ativamente na construção do saber. Houve sorteio de brindes durante as dinâmicas desenvolvidas em sala de aula”, disse.

 

Para Sussileide “momentos como esse, agregam para o crescimento pedagógico dos educandos. Aulas mais dinâmicas e colaborativas, fazem parte da didática trabalhada nas escolas SESI, e somam o conhecimento necessário para os avanços na educação dos nossos alunos”.

 

 De acordo com a gerente Juliane Loubach Sordino, “a civilização grega entre as demais europeias nascidas na Antiguidade foi a que mais deixou legado ao mundo ocidental contribuindo com elementos essenciais para a nossa constituição, influenciando inclusive nos aspetos da linguagem, politica, sistema educacional, ciências e tecnologia. Sendo esse, de vital importância nos dias de hoje”, finalizou.

 

 

 

 

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim