07 de March de 2024 - 11h36

FIERO encaminha demandas do setor madeireiro para o IBAMA

Em resposta ao pedido do setor madeireiro de Rondônia, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, se reuniu com o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, para juntos buscarem soluções para as demandas do setor, que tem sido afetado com a greve do órgão.

“Como presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMAS), mobilizei a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o presidente Ricardo Alban está sensível a esse problema e estamos buscando soluções em conjunto com o IBAMA e o Observatório Nacional da Industria”, disse Marcelo.

Atividades em campo como proteção, fiscalização, combate a crimes ambientais, licenciamento, pesquisa, emissão de autorizações para exportações e importações que dependem de equipes em campo não estão sendo executadas. Os servidores rejeitaram de forma unânime a recente proposta do governo e continuarão com as atividades de campo paralisadas.

Segundo a Associação Nacional de Servidores Ambientais (Ascema), a greve já causou redução de 93% em autuações ambientais. Além do Ibama, a paralisação inclui também servidores do ICMBio e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), cerca de 90% aderiram ao movimento. Entre as reivindicações, estão um novo plano de carreira, aumento de salário e melhores condições de trabalho para o setor. As negociações continuam.