15 de April de 2024 - 09h15

SESI Lab comemora 64 anos de Brasília com entrada gratuita

No sábado (20) e domingo (21), museu estará aberto para todos os públicos, mediante a retirada de ingresso no site ou na bilheteria. A entrada é permitida até uma hora antes do fechamento

Para comemorar os 64 anos de Brasília, a entrada no SESI Lab será gratuita no sábado (20) e no domingo (21), das 10h às 19h. Mesmo com a gratuidade, os ingressos precisam ser retirados na plataforma da Sympla ou na bilheteria ao lado da entrada principal do museu. Em todos os dias de visitação, a entrada é permitida até uma hora antes do fechamento do espaço.

Além de explorar todas as possibilidades interativas das galerias de longa duração, com mais de 100 aparatos, café e loja conceito, os visitantes poderão participar das oficinas desenhando e observando Brasília e céu de Brasília, realizadas pela equipe do Educativo do SESI Lab.

No sábado (20), às 14h, a varanda do museu receberá a oficina céu de Brasília, com capacidade para até 20 visitantes. A observação do céu será por meio de filtros gelatinosos coloridos - que remetem ao pôr-do-sol brasiliense -, e por meio de binóculos com foco nas nuvens, em aves, aviões e outros objetos celestiais.

Já no domingo (21), serão duas oficinas temáticas na varanda. A primeira, das 11h às 12h30, será a desenhando e observando Brasília, também com capacidade para 20 participantes. E das 14h às 15h30, novamente a atividade céu de Brasília.

A dica é: chegue cedo e garanta a senha no balcão de informações do museu, pois as oficinas são sujeitas a lotação. Todos os detalhes estão disponíveis no Instagram e no site do SESI Lab.

SESI Lab e sua relevância arquitetônica e urbanística

Brasília, a cidade planejada inaugurada em 1960, nasceu com o signo de capital do futuro e da esperança. Logo depois, em 1963, o Touring Clube do Brasil ganhou do governo federal um terreno na área central de Brasília para a construção de um prédio com atividades voltadas para o fortalecimento da cultura e do turismo nacional.

Depois de ser um clube automotivo, um posto de gasolina, uma rodoviária para o Entorno do Distrito Federal e cair no abandono, o prédio reabriu as portas em 30 de novembro de 2022 totalmente revitalizado e com uma nova missão: levar ciência, tecnologia, arte e educação para todos os públicos. Até agora mais de 330 mil visitantes vivenciaram experiências sensoriais e educativas no museu 100% interativo em formato inédito no país.

O SESI Lab é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade. O museu tem cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito.

Os projetos arquitetônico e de requalificação da área externa foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

Próximo à Rodoviária do Plano Piloto e de importantes monumentos de Brasília como o Museu Nacional, a Catedral Metropolitana e a Biblioteca Nacional, o SESI Lab potencializa ainda mais este corredor cultural, tanto em termos de infraestrutura como de programação educativa e cultural.

SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia

Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF

Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.

Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br