IMPRENSA
11 de April de 2024 - 10h37

A- A A+

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável

Desenvolver competências digitais nos docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), explorando diversas aplicações das tecnologias digitais de sensoriamento, comunicação, processamento e análise e operação e gestão, no setor de Energia Renovável. Estes foram os objetivos da capacitação Tecnologias Digitais aplicadas à Energia Renovável, realizado no Instituto Federal de Minas Gerais, que contou com a participação da analista de Educação Luana Carine Borges de Souza, do SENAI-RO.

 

Segundo Luana, integrar essa capacitação significou uma oportunidade valiosa para o SENAI e seus profissionais se adaptarem às demandas do mercado energético em constante evolução, por meio da imersão em temas como inteligência artificial, blockchain (mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa) e internet das coisas (IoT).

 

A analista ressaltou que a atualização tecnológica e de conhecimentos, modernização dos cursos, aumento da competitividade, metodologias inovadoras e melhoria da qualidade de ensino são alguns dos benefícios para o SENAI que estes conhecimentos poderão agregar. Temas como transição energética compõem segmentos das energias renováveis e a palestra case Lemon Energia, respectivamente apresentados pelos especialistas Mário Coelho e Carolina Bigonha foram alguns dos destaques da programação”, disse.

 

Ainda conforme Luana, a capacitação terá desdobramentos, por exemplo, na concepção de atividades de aprendizagem baseadas em projetos e em resolução de problemas complexos na área, apoiados pelas tecnologias digitais, acrescentando ferramentas e vários outros benefícios como o projeto piloto de Competências Digitais para a Economia Verde no Brasil.

 

Outro ponto destacado pela analista é o contínuo compromisso do SENAI de capacitar ainda mais suas equipes. “Nossa responsabilidade como instituição sempre nos preocuparmos com a atualização em capacitações, tendo em vista o avanço das tecnologias digitais. Hoje, a pauta do mundo é a transição energética e bioeconomia, essa capacitação reuniu grandes profissionais e empresas dominantes sobre o assunto”, ressaltou.

 

“SENAI Rondônia participa ativamente de ações portadoras de futuro”, afirmou o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho. “Mais uma vez e de forma proativa, o DR-RO tem profissionais do seu quadro integrando um programa internacional capitaneado pela empresa alemã Agência de Cooperação Brasil (GIZ), presente em vários países, inclusive temos um projeto autossustentável com energia renovável e na linha da preservação ecológica denominado Connect Sol, inclusive, aprovado pela GIZ e que vai fazer com que a energia solar possa ser usada de uma forma bem simples, bem prática, acessível a quem precisar”.

 

Coelho lembrou o protagonismo do SENAI Rondônia que “está se preparando para termos no nosso portfólio de programas com esse viés, como o do carbono verde, pois uma vez dominada essa tecnologia, isso vai ser absolutamente revolucionário para todos os segmentos da economia de qualquer país”.

 

 

 

 

 


Mais notícias

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0