IMPRENSA
24 de November de 2021 - 10h02

A- A A+

SENAI RO tem dois projetos selecionados para a etapa de incubação do Inova 2021


As unidades do SENAI Lagoa, em Porto Velho e SENAI Ariquemes, com os projetos Máquina de dosagem precisa de iogurte e Sistema para gestão e acompanhamento de receitas em panificadoras, respectivamente, estão classificados para a Etapa de Incubação do Inova SENAI 2021, que acontece no período de 3 de janeiro a 13 de julho de 2022.

Os dois projetos escolhidos serão aperfeiçoados através de consultoria e capacitação feita por profissionais do SENAI, para melhorar o protótipo e desenvolver corretamente o plano de negócios, a apresentação do produto e outros aspectos que tornarão a proposta mais profissional. Os grupos foram avaliados por uma comissão formada por integrantes da Coordenação de STI e da Coordenação de Educação Básica e Profissional - CEBEP, levando em conta os critérios estabelecidos no Regulamento do Edital.

De acordo com a gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, projetos voltados às necessidades das indústrias e agroindústrias são fundamentais, principalmente a partir do levantamento destas demandas. O SENAI, munido destas informações atua na busca de soluções que resultem em maior produtividade e redução de custos. “É estimulante sermos selecionados para dar continuidade ao projeto, porque confirma que estamos no caminho certo da missão da instituição”, disse.

O instrutor de Eletrotécnica e Eletromecânica, Acleibson Santos Lins explicou que a ideia de desenvolver uma dosadora de iogurte veio de uma demanda encontrada na agroindústria Arigurte, do empresário José Duque de Oliveira, que produz iogurte e pretende investir no “chup chup” ou “mamuchinho”, produtos com embalagens pequenas que podem atender escolas e pequenos comerciantes.

Segundo Lins, o grande gargalo da empresa está no momento de envasar, por isso surgiu essa ideia de inovação, uma dosadora que consiga dosar quatro embalagens por vez. “Com o objetivo de encontrar uma solução para a demanda, um grupo formado por alunos dos cursos de Eletrotécnica, Ajustador Mecânico e Administração aceitou o desafio e o projeto deu certo e foi classificado”.

O professor da área da panificação, Cleiton Guimarães, da unidade SESI-SENAI Lagoa, explica que o grupo, formado por cinco alunos do Novo Ensino Médio (NEM), sob sua orientação do professor Allan Robson Oliveira dos Santos, apresentou o projeto Sistema para gestão e acompanhamento de receitas em panificadoras. “O objetivo é facilitar o processo de pães e massas. O principal público alvo são as panificadoras, mas os autônomos também poderão utilizar esta ferramenta que vai melhorar o desempenho da produção”, pontuou.

Santos acrescenta que a ferramenta é software de separação automática de quantidades específicas de ingredientes para produzir pães. “Além de ser inovador, prático e acessível ao público, o sistema vai contribuir para agilizar as demandas diárias de uma panificadora, especificamente na produção de pães”, finalizou.

Conforme o técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação do SESI-SENAI-IEL Rondônia, os grupos foram avaliados pela comissão avaliadora, formada por integrantes da Coordenação de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) e da Coordenação de Educação Básica e Profissional (CEBEP), levando em conta os critérios estabelecidos no Regulamento do Edital.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago parabeniza os alunos e instrutores pelo empenho e excelentes trabalhos apresentados pelo SENAI Lagoa e SENAI de Ariquemes e demais unidades que desenvolveram e apresentaram projetos. “Este reconhecimento, como todos os demais que as nossas unidades têm recebido nacionalmente, é de fundamental importância, pois comprova a excelência dos nossos projetos, ideias e soluções sempre focados no atendimento às demandas da indústria”.

 

 


Mais notícias

Acordo Mercosul-UE tem compromissos modernos para a agenda de comércio e o desenvolvimento sustentável, defende CNI

Custos da indústria sobem e ficam 30 por cento acima do período pré-pandemia, aponta CNI

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

CNI defenderá Acordo Mercosul-UE em encontro com Macron