IMPRENSA
17 de January de 2022 - 13h48

A- A A+

Emprego, faturamento e renda na indústria avançam em novembro, aponta CNI

Resultados indicam recuperação moderada, mas insuficiente para reverter a tendência de queda do faturamento e da massa salarial reais

 

Os indicadores de emprego, faturamento e renda na indústria avançaram em novembro de 2021, de acordo com os Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), refletindo uma recuperação moderada. O faturamento real da Indústria de Transformação cresceu 0,7% em novembro, na comparação com outubro. A alta reverte a sequência de três quedas consecutivas, período no qual o faturamento havia recuado 7,8%.


Após três meses consecutivos de estabilidade, o emprego na Indústria de Transformação registrou avanço de 0,2% em novembro frente a outubro. Na comparação com novembro de 2020, o emprego expandiu 4,1%. Dessa forma, o indicador retorna à trajetória crescente apresentada desde o segundo semestre de 2020, que registrou desaceleração a partir de junho.


De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o avanço disseminado dos indicadores reflete a recuperação moderada provocada pela maior circulação de pessoas e pela confiança com o arrefecimento da crise sanitária em novembro. “Os avanços, contudo, são insuficientes para reverter a tendência de queda do faturamento e da massa salarial reais, pressionados pela inflação, em elevação em 2021”, aponta.


As horas trabalhadas na produção apresentaram avanço de 0,7% em novembro em relação a outubro. O indicador tem oscilado nos últimos meses e a alta não foi suficiente para compensar a queda de outubro (-0,9%). Na comparação com novembro de 2020, o número de horas trabalhadas avançou 1,6% e a comparação do acumulado em 2021 até novembro mostra alta de 10,1% frente ao mesmo período de 2020.


A massa salarial da Indústria de Transformação teve aumento de 1,1% em novembro na comparação com outubro, mas continua abaixo do patamar pré-pandemia e, desde agosto de 2020 tem mostrado dificuldades para se recuperar de forma consistente.


O rendimento médio real, por sua vez, cresceu 0,7% em novembro, em relação a outubro. O resultado quebra uma sequência de quatro quedas consecutivas, mas tem apresentado forte tendência de queda.


Utilização da Capacidade Instalada recua pelo quinto mês


A Utilização da Capacidade Instalada caiu 0,1 ponto percentual em novembro em relação a outubro, para 80,5%, a quinta queda consecutiva. Apesar do resultado, a UCI está 1,1 ponto acima da utilização observada em novembro de 2020.


Mais notícias

SUDAM promove oficina na FIERO para redução de imposto para pessoa jurídica

Fintech apresenta soluções financeiras para a indústria

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

FIERO cumpre seu papel em apoio a indústria rondoniense