18 de May de 2022 - 14h49

Programa SENAI Vai Até Você é apresentado à prefeitura de Porto Velho

A dinâmica do programa SENAI Vai Até Você foi apresentada em reunião realizada na sede da prefeitura de Porto Velho, nesta terça-feira, 17. Com a aquisição de kits didáticos, containers e carretas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia tem a capacidade para atender todos os 52 municípios do Estado, oferecendo o que há de mais atual em cursos de qualificação.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, explicou aos secretários municipais de Ação Social, Claudir Rocha e de Agricultura, Gustavo Serbino, que a partir de 2020, em decorrência da pandemia, o SENAI, por meio de suas plataformas, conseguiu atingir um número maior de alunos que buscaram se qualificar. “Com o programa SENAI Vai Até Você reestruturamos nossas unidades móveis, adquirimos contêineres para as áreas de alimentos como panificação e confeitaria, bem como 70 kits didáticos para atendimento a diversos treinamentos a serem ministrados em qualquer espaço e localidade”, afirmou.

A coordenadora de relações com o mercado do SESI, SENAI e IEL, Juliana Mascarenhas, fez a apresentação do programa, que contou também com a participação do diretor regional do SENAI, Alex Santiago, da secretária adjunta da Secretaria Municipal de Turismo, Silvana de Lima e das gerentes do SINE de Porto Velho, Carlene Silva Oliveira e Irany Freitas de França.

Na reunião, foi apresentado um levantamento feito pela coordenação de relações de mercado do SESI, SENAI e IEL, que mostra as principais atividades econômicas de Porto Velho. Diante desta realidade, foram expostas as diversas áreas de atuação do SENAI. Entre eles foram destacados cursos presenciais e EAD de alimentos, têxtil e vestuário, construção civil, automotiva, elétrica e automação, gestão, logística, tecnologia da informação e segurança no trabalho.

Para o secretário Claudir Rocha, “àqueles que buscam qualificação profissional têm nos cursos do SENAI a oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, pois infelizmente, muitos perderam seus empregos nesses últimos anos, e se capacitar é o melhor caminho para uma nova reinserção. O SENAI é uma instituição ímpar na capacitação de mão de obra e vejo que o programa SENAI Vai Até Você é uma oportunidade de mudanças nas vidas dessas pessoas e suas famílias”, afirmou.

Já Carlene Oliveira e Irany Freitas explicaram que muitas pessoas que procuram o SINE não se dirigem apenas para procurar emprego, mas vão em busca de cursos. “Essas demandas vêm de jovens que ainda não conseguiram entrar no mercado de trabalho, e eles buscam novas oportunidades e nos perguntam se sabemos de ofertas por cursos”, afirmou Carlene.

Juliana informou que o SENAI também disponibiliza cursos gratuitos. De imediato, foram disponibilizadas mais de 1600 vagas de cursos de aprendizagem básica e técnica. “A partir do dia 30 até o dia 21 de junho, serão abertas as inscrições para a comunidade, e vocês podem divulgar no SINE essa oportunidade de qualificação”, ressaltou a coordenadora de relações com o mercado do SESI, SENAI e IEL.