08 de August de 2022 - 12h22

SENAI e o Programa Soldado Cidadão capacitam egressos das Forças Armadas

Militares prestes a dar baixa das fileiras do Exército e da Aeronáutica iniciaram na manhã desta segunda-feira, 8, mais uma etapa em suas trajetórias. A turma de 30 alunos participou da aula inaugural do curso técnico de Eletricista de Redes de Distribuição, do Programa Soldado Cidadão, parceria do SENAI, com a Energisa e Forças Armadas. O evento aconteceu no auditório do SENAI CETEM, no distrito industrial de Porto Velho.

O gerente do SENAI CETEM Cleber Santos, deu às boas-vindas e ressaltou o empenho para o fechamento da parceria. “É um orgulho para o SENAI recebê-los na nossa unidade para dar continuidade às atividades deste excelente programa. Nosso trabalho é formar e entregar vocês qualificados para o mercado de trabalho para atender a indústria”, disse.

Em breve pronunciamento, o diretor-presidente da Energisa, André Luis Cabral Theobald, lembrou que antes da empresa chegar em Rondônia, em 2018, houve o primeiro contato com a Federação das Indústrias (FIERO) e com o SENAI no intuito de firmar parceria para qualificar mão de obra para o segmento.

“Hoje, chegamos a mais uma etapa do Soldado Cidadão e estou muito empolgado com este programa. Para mim a educação é a única coisa que ninguém pode roubar de vocês. Se você ama e se dedica ao que faz, sem dúvida será diferenciado e o sucesso os espera”, ponderou Theobald.

O gerente de Combate de Perdas da Energisa, Alécio Almeida, ressaltou que participar do curso constitui uma oportunidade ímpar de atuar numa empresa que é considerada a segunda melhor para se trabalhar no Brasil. “A Energisa tem um processo transparente e dá cem por cento de chances de crescimento profissional para todos. Basta você querer. Então estude, trabalhe, seja comprometido, aproveitem curso”, pontuou.

A analista de Recursos Humanos, Sabrina Amorim apresentou as áreas de atuação da empresa, os benefícios oferecidos, como funciona o processo seletivo, dentre outros.

O comandante da Base Aérea de Porto Velho, coronel aviador, Danilo Popp Lucas, participou da cerimônia e avaliou positivamente a parceria. “A sociedade também vai ganhar com isso. Os militares saem com uma doutrina arraigada sobre segurança e não tenho dúvida que eles se adaptarão bem nesta nova área”, declarou.

O militar também aconselhou aos futuros egressos, que nunca parem de estudar. “Busquem o aprimoramento, pois a ascensão profissional depende do esforço e compromisso de cada um, pois queremos devolver à sociedade um cidadão mais preparado e pronto para ajudar o estado e o país”, disse.

Em seguida, o major Rodrigo Pedroso, da 17ª Brigada de Selva de Porto Velho, também falou da importância do programa, pois significa a oportunidade para cada um dos egressos, seja do Exército ou da Aeronáutica, de crescer e se desenvolver através de uma nova profissão. “Cabe a vocês não medirem esforços e se dedicarem e o sucesso, a melhoria de vida e de vencer, sem dúvida depende de cada um. Agora é a missão é outra, mas os atributos aprendidos no período militar podem ser utilizados na sua vida como civil, na empresa, você será bem-sucedido”, finalizou.