IMPRENSA
06 de October de 2022 - 10h31

A- A A+

Departamento Regional de Rondônia tem três projetos classificados para a etapa nacional do Inova SENAI 2022

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) teve três projetos selecionados para a etapa nacional do Inova edição 2022. Foram aprovados os projetos “Rondon Gestão de Receitas – Grupo RGR” (CEET Lagoa), Dispositivo Eletrônico para Triagem Hospitalar (CETEM) e “Máquina Dosadora” (SENAI Ariquemes), que agora participarão da Mostra Nacional, que irá ocorrer no formato online, dentro da Semana de Inovação do SENAI-Departamento Nacional, que acontece de 18 a 20 de outubro.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho parabenizou mais esta conquista do DR-RO e o empenho não apenas dos selecionados, mas daqueles que inscreveram projetos. “Essa é mais uma oportunidade para aperfeiçoar nossos trabalhos e mostrar para os representantes de empresas e investidores que o aluno do SENAI também promove inovação”.

O SENAI de Ariquemes, SENAI CEET Lagoa têm pela primeira vez seus projetos selecionados para a mostra nacional. Já o CETEM é a segunda vez que participa.

SENAI CEET LAGOA PVH

A consultora Lissandra Souza (que também participou do projeto da unidade de Ariquemes) conta que a ideia surgiu quando os alunos Nicolas Sordino; Yasmim Victória; Alexandre Bruno; Thiago Silva e Isabelle Correa consultaram o instrutor de Panificação, Cleiton Guimarães, se ele poderia ajudar o grupo com alguma ideia inovadora. Ele falou que um dos problemas enfrentados pelo setor é a falta de padronização dos produtos e portfólio de receitas. Os alunos gostaram da sugestão e investiram no projeto Rondon Gestão de Receitas – Grupo RGR”, um dos selecionados para o Inova deste ano.

A gerente da unidade Fabiana Amaral lembra que o grupo passou por pré-incubação que inclui as fases de imersão; análise e planejamento; ideação; prototipação e validação; elaboração de BM CANVAS e Pitch e elaboração de documento de Viabilidade Técnica. “Participar do Inova e ser selecionado para a etapa nacional comprova que nossos alunos estão em pleno desenvolvimento de sua capacidade empreendedora, criativa e de raciocínio lógico, incluindo a participação dos docentes no processo.

Lissandra ressalta que para as unidades este reconhecimento é um diferencial para os alunos que estão sendo preparados para atender as demandas da indústria em Rondônia.  “É um prestigio para essas unidades, que projetos deste cunho nasceram lá dentro.  É inovando que se mantém à frente da concorrência e garante a melhoria contínua de processos”, afirma.

SENAI CETEM PVH

O projeto selecionado recebeu o nome “Dispositivo Eletrônico para Triagem Hospitalar (TRIHO) ” e tem à frente os instrutores Samuel Ferreira de Souza; Dionei Lima de Brito e Giosseppe Garibalde e os alunos Amanda Passos de Souza; Gleiciane Celeste de Souza; Jesinara Ribeiro de Carvalho; Yasmim Coelho da Silva. O protótipo foi desenvolvido para ser apresentado como trabalho final do Curso Eletroeletrônica desta turma do SENAI CETEM.

O TRIHO, visa agilizar o atendimento hospitalar de maneira viável através da redução de tempo no processo de triagem e garantir menos espera dos pacientes e um processo mais eficaz aos profissionais de saúde. Combinando leitura de dois sensores obtém-se dados como temperatura corporal, oxigenação sanguínea e batimentos cardíacos.

Na avaliação do gerente Cleber Santos e a pedagoga Kamila Silva, a seleção do projeto é fruto do empenho e engajamento da equipe para que o protótipo passasse de uma ideia, para algo realmente funcional. “O reconhecimento é merecido e todos estão de parabéns”, comentou Santos. Já Kamila lembrou que o CETEM participou de outras edições do Inova e teve o projeto “Beneficiadora de Açaí” selecionado no ano de 2020.

SENAI Ariquemes

Os instrutores Acleibson Santos Lins e Frederico Alexandre Costa e os discentes Marlon Henrique Pereira Lima, Carlos Adelino Batista Lima, Marcos Antônio Frey Nogueira e Allefer Borba Souza integram a equipe idealizadora do projeto “Máquina Dosadora”, cujo objetivo é apresentar para indústria uma inovação que traz soluções para o processo de produção, isso trará benefícios no ganho de tempo no envasamento, agregando qualidade na entrega do produto final.

Acleibson ressaltou a satisfação de participar juntamente com os alunos de mais um projeto. “Ter o nosso trabalho selecionado é muito importante para nossa unidade, porque mostramos o desenvolvimento dos discentes nas qualificações ministradas”. A coordenadora de Educação, Carla Nunes comentou que unidade participou de outras edições e foi selecionada para a fase estadual. “É fundamental uma iniciativa como o Inova, pois nossos alunos têm a oportunidade de conhecer as demandas da indústria e mediantes suas iniciativas propor melhorias e soluções.

A gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim disse que “nossos alunos mais uma vez demonstram sua capacidade de desenvolvimento de projetos inovadores alinhados aos interesses e necessidades da indústria rondoniense. A cada ano a capacidade empreendedora dos nossos alunos é superada, e gera excelentes projetos de inovação, o que para nós é motivo de muito orgulho”.

 

 

 


Mais notícias

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

Haja vaga! SENAI abre 37,2 mil vagas para cursos gratuitos e pagos

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Palestras, debates e oficinas integram a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação do SENAI