IMPRENSA
29 de November de 2022 - 09h58

A- A A+

SENAI-RO integra Projeto Profissionais do Futuro Competências para a Economia Verde

Denominado “Profissionais do Futuro Competências para a Economia Verde” o projeto focado nos setores da educação profissional e tecnológica, bioeconomia e energia, e atividades produtivas sustentáveis relacionadas à economia circular e à digitalização, conta com aporte do SENAI Departamento Nacional e inúmeros parceiros, dentre eles, o Departamento Regional de Rondônia. As ações serão realizadas ao longo de 36 meses a partir de 2023.

A iniciativa será executada no âmbito da Cooperação Técnica Brasil – Alemanha, de que trata o Decreto nº 2.579, de 6 de maio de 1998 e em termos de impacto social, destaca-se o alinhamento deste projeto com o Plano Nacional de Educação (PNE), que propõe, em sua meta 11, triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos cinquenta por cento da expansão no segmento público.

Entre os resultados esperados, o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho destacou a oportunidade de se modernizar o sistema de educação profissional e tecnológica no país e qualificar recursos humanos, à luz da experiência alemã, para atuação em variados setores de sustentabilidade da economia brasileira.

Segundo Coelho, a iniciativa tem como objetivo geral aumentar as perspectivas de emprego dos egressos de educação profissional em setores de sustentabilidade da economia brasileira.

Quanto aos objetivos específicos, Coelho pontuou que o projeto visa implementar novos cursos e conteúdo em diferentes níveis educacionais voltados a setores relacionados à economia verde, a partir de conceitos e currículos elaborados com participação ativa do setor privado, garantido a adequação as suas demandas por profissionais e sua maior interação na implementação; contribuir para a modernização do sistema de educação profissional brasileiro com base em experiências internacionais e advindas da implementação do Projeto; e aumentar a produtividade de setores de sustentabilidade da economia brasileira a partir da formação de capital humano adequado. 

O projeto conta ainda com a parceria Ministério de Relações Exteriores (MRE); Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao MRE; Ministério do Trabalho e Previdência (MTP); subsecretaria de Capital Humano do MTP; Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), vinculada ao Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), do governo alemão e SENAI Departamento Nacional.

Etapas planejadas

Mapeamento específico das profissões nos setores relevantes para a economia verde; definição e construção dos conteúdos a serem inseridos em cursos de educação profissional e superior e itinerários formativos; identificação das instituições/regiões prioritárias de acordo com a demanda; capacitação de docentes e instrutores; apoio à implementação dos conteúdos pelas instituições de ensino e entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica da aprendizagem profissional; análise das experiências internacionais e nacionais quanto à interação entre instituições de ensino e setor privado; elaboração de diretrizes nacionais para aproximar os setores supracitados; e incentivar e promover parcerias envolvendo o setor privado na educação profissional. 

Quatro acordos sobre cooperações com o setor privado, parcerias integradas de desenvolvimento serão assinadas por atores da cooperação alemã, envolvendo educação profissional, nos setores de sustentabilidade, para um total de 3.000 pessoas, incluindo 750 mulheres. 

Cursos e Unidades do SENAI-RO

Operador e Mantenedor de Embarcações de Pesca Artesanal serão disponibilizados nas unidades SENAI de Porto Velho e Vilhena. Produtor de Embutidos e Defumados, na unidade de Ji-Paraná. O curso de estoquista terá vagas no SENAI de Ariquemes e Vilhena. Assistente de Logística será ministrado nas escolas SENAI de Porto Velho e Vilhena. Beneficiamento e Processamento do Pescado, em Ji-Paraná; curso de Uso de Drone no Manejo de Florestas e Agroflorestais, Ariquemes e Digitalização de Processos Agroflorestais, nas unidades SENAI de Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. 


Mais notícias

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0