24 de November de 2022 - 11h07

SENAI-RO tem participação de destaque no III Fórum de Inovação de Porto Velho

Representando o Departamento Regional de Rondônia no 3º Fórum de Inovação de Porto Velho, o gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, José Rafael Lopes participou do painel Ambiente de Inovação e a consultora do SENAI-RO, Cleópatra Caldeira, da mesma área, atuou como mentora na oficina sobre Desenvolvimento Sustentável.

As atividades do encontro, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, mediante a Agência de Desenvolvimento, ocorreram, respectivamente nos dias 22 e 23, no Teatro Banzeiros e as oficinas foram realizadas no Sebrae Lab, na capital.

Além do SENAI-RO, o evento contou com a participação de instituições do ecossistema local como Fiocruz, Embrapa, Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), pessoas ligadas a empresas, industrias e startups atuantes no município, instituições de representatividade social, pesquisadores, acadêmicos e estudantes, agentes locais de inovação, servidores públicos de várias esferas governamentais e a sociedade portovelhense.

Cleópatra Caldeira ressaltou que a participação do STI e do Hub de Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, na oficina de Desenvolvimento Sustentável abordou as oportunidades e ações estratégicas em inovação e desenvolvimento sustentável que a instituição disponibiliza para os empresários, industriários e empreendedores.

Durante a oficina, a consultora abordou questões envolvendo novos negócios sustentáveis na Amazônia, bioeconomia, fomento à sustentabilidade e incentivo ao desenvolvimento econômico de forma conjunta com os atores do ecossistema de inovação municipal/ estadual e os meios de acesso a recursos de investimentos para inovação e a transformação de ideias em negócios com a criação de Startups.

Conforme Cleópatra, “durante a oficina ficou evidente que a atuação dos atores do ecossistema de inovação municipal e estadual em integração, é a base para impulsionar e alavancar as ações de inovação em todos os setores prioritários, de maneira a transformar a cidade de Porto Velho em uma cidade mais inovadora, sustentável, criativa e inteligente”, disse.

Com a presença de representantes da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Sebrae-RO e Unir, o gerente José Rafael foi a painelista do tema da pauta para debate, “Ambiente de Inovação”. Ele explicou que estes ambientes são classificados em “Área de Inovação e “Mecanismos de geração”.

As áreas referem-se aos ambientes físicos como parques, distritos ou comunidades, explicou Rafael, já os mecanismos referem-se a estruturas de ajuda/fomento como incubadora, aceleradoras ou Hubs. Em seguida serão propostas estratégias para organizar os ambientes de inovação de Porto Velho, que hoje estão desconectadas.

De acordo com José Rafael “o SENAI é um ator importante no ELI - Ecossistema Local de Inovação (ambiente de inovação é um dos elementos do ELI) por meio da atuação do Hub SENAI de inovação, cujo objetivo é levar soluções e inovadoras para os desafios tecnológicos da indústria do estado. Essas soluções serão desenvolvidas em conjunto com os parceiros locais e com a rede de ISI e IST do SENAI”, finalizou.

Quanto ao Fórum, Rafael e Cleópatra foram unânimes em elogiar a iniciativa e que a tendência a expansão deste importante espaço aberto para apresentação e discussão de soluções inovadoras para o desenvolvimento da capital e que ao mesmo tempo se consolida como um evento fundamental para os atores apresentem as ações de fomento ao ecossistema de inovação local e ao empreendedorismo, com foco em acelerar o desenvolvimento socioeconômico do município, com ações estruturantes que tornem a cidade mais atrativa para o surgimento e fixação de novos negócios.