03 de February de 2023 - 12h18

SESI Saúde de Ji-Paraná promove ginástica laboral em empresas locais

A ginástica laboral do SESI propicia benefícios como: melhor disposição; correção postural; desenvolvimento da consciência corporal; sensação de bem-estar físico e mental; incentivo à prática de atividades físicas, reduzindo o sedentarismo e o fortalecimento das relações interpessoais.

Com este objetivo, a unidade SESI Saúde de Ji-Paraná, nesta semana, retomou a realização da ginástica laboral nas empresas da região, dentre elas, a Energisa, cujos trabalhadores têm participado efetivamente das atividades promovidas in loco pelo professor de Educação Física e da área da Promoção de Saúde, Thalisson Alves Teixeira.

As aulas têm duração de 8 a 12 minutos adaptadas ao ambiente, tempo, pausas e condições de trabalho da empresa. Todas as atividades são de baixa intensidade e acompanhadas por profissionais do SESI, que atuam atentos à execução de cada exercício com objetivo de fornecer dicas de posicionamento do corpo, quantidade e as formas de realizar cada atividade.

“Ambientes de trabalho mais saudáveis são mais produtivos e o SESI Saúde também sempre em busca de qualidade de vida para seus colaboradores”, afirma Teixeira. “A ginástica laboral visa melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários devido aos esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais”, disse.

O trabalho tem sido feito também na própria unidade com a participação de todos os colaboradores. “O esperado com essa ação é conscientizar os trabalhadores SESI e SENAI, da importância da ginastica laboral no ambiente de trabalho e fora dele, levando vários exercícios e atividades lúdicas, fazendo com que eles desenvolvam a coordenação motora, lateralidade, flexibilidade e equilíbrio. Lembrando que fora esse encontro presencial, uma vez por semana, também temos a ginastica online de segunda a sexta-feira ministrada pelas professoras Marília e Patrícia”, explica Teixeira.

Coordenadora do SESI de Ji-Paraná, Neli Dias relatou que é de suma importância a ginastica laboral nas empresas para os colaboradores, porque ambientes de trabalho mais saudáveis são mais produtivos. Neli aponta que as empresas que aderem à ginástica laboral têm o benefício de oferecer aos seus colaboradores ações empreendidas pelo SESI Saúde, que tem compromisso com a qualidade de vida na sua mais ampla forma.

Já a gerente Cintia Alves relata que a proposta desse atendimento pode ser um grande aliado na prevenção e ajuda no tratamento de doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros: as lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). “O simples ato de participar das atividades propostas pela ginástica laboral diminui drasticamente as chances de desenvolver essas doenças mais comuns em ambientes de trabalho”, pontuou.

A ginástica laboral do SESI foi reconhecida como melhor programa do país pelo Prêmio Marca Brasil 2019.