IMPRENSA
31 de October de 2022 - 10h04

A- A A+

Unidade SESI-SENAI de Ji-Paraná utiliza Robótica Educacional como apoio à aprendizagem

Alunos da turma de Técnico em Informática da unidade SENAI de Ji-Paraná foram apresentados ao projeto Robótica Educacional Lego Mindstorms® EV3. A atividade aconteceu sob a coordenação do instrutor de Informática, Wanderson Maikon.

A utilização da ferramenta visa estimular o interesse da prática tecnológica em sala de aula, de forma a auxiliar o professor com as práticas pedagógicas da metodologia SENAI. Esta tecnologia inovadora no âmbito da educação vem ganhando cada vez mais lugar no processo de aprendizagem da capacidade lógica.

Maikon ressaltou a importância do desenvolvimento de projetos Lego Mindstorms® EV3. “A programação em blocos, a melhoria em suas habilidades de cooperação e a utilização de um robô, que está fortemente conectada com a solução de problemas do “mundo real”, podendo dar a cada um deles embasamento sólido para o desenvolvimento de seus próprios projetos”, explicou.

Para a coordenadora de educação Viviane Giupato, o Lego é importante na área da educação tendo em vista que por meio de projetos, os alunos são envolvidos em desafios, com uma metodologia ativa, que os colocam no centro de todo o processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas do seu próprio conhecimento. “Com a ascensão de tecnologias aplicadas ao ensino, a Robótica Educacional vem sendo incorporada por escolas de diversos países”, disse.

A gerente da unidade, Cintia Alves relatou que o Lego apoia o processo de ensino-aprendizagem e que a robótica educacional tem se tornado uma grande aliada das escolas. “Ela desenvolve inúmeras habilidades e transforma a vida e a visão dos estudantes despertando o interesse dos alunos com uma abordagem investigativa, por meio de uma solução de ensino abrangente e inspiradora”, pontuou.

No ponto de vista de Cintia, seja como parte da grade curricular obrigatória, disciplina extracurricular ou integrando outras matérias, a construção de robôs tem o poder de transformar o processo de aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e atrativas. Também desperta os alunos para o campo científico de um jeito simples, partindo de problemas do cotidiano para mostrar o funcionamento de dispositivos tecnológicos.

Lego Mindstorms

Lançada em 1998, o sistema Lego Mindstorms é uma linha específica para a área de Educação Tecnológica. Sua utilização baseia-se no aprendizado lúdico, cuja função didática aborda a prática de conteúdos da área de tecnologia. Os estudantes utilizam os conjuntos para desenvolver projetos de robótica.

Robótica educacional

 Robótica educacional é um método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção de uma máquina como resultado da aquisição de conhecimentos. Ele depende do uso de kits prontos de montagem ou transformação de outros materiais, como sucata e itens recicláveis para compor as peças do robô.

 

 


Mais notícias

“Imagem do sucesso” é tema de workshop para as colaboradoras do SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru

SESI-SENAI-IEL de Vilhena realiza workshop “Tipos de Aterramento e Apresentação de Maquete SPDA”

SESI-SENAI de Vilhena marca presença 5ª Semana das Engenharias realizada pela Fimca

SENAI CEET de Porto Velho reúne empresários da panificação para palestra sobre Boas Práticas