16 de November de 2022 - 12h08

FIERO sedia e SENAI participa do 4º Workshop do Ecossistema de Inovação de Porto Velho

A quarta edição do Workshop do Ecossistema local de Inovação (ELI), aconteceu na última sexta-feira, 11, no salão de convenções da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), com a participação do gerente de Tecnologia e Inovação SENAI-RO, José Rafael Lopes, empreendedores, representantes da iniciativa privada, sociedade civil organizada, universidades, dentre outros.

A mediação foi feita pelo líder de comunidade da Tambaqui Valley e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), Victor Hugo Ribeiro, que apresentou nova metodologia criada pelo Sebrae Nacional para estruturar os ecos sistemas de inovação pelo Brasil.

De acordo com José Rafael, “o workshop é uma iniciativa para mobilização e organização do Eco Sistema de Inovação da nossa cidade e deste encontro saiu o texto que definiu a governança desta iniciativa e a FIERO e o SENAI, através do Hub de Inovação, estão participando com o objetivo de juntar estes conhecimentos e propor projetos inovadores e ao mesmo tempo atuar no aconselhamento ao estado no que concerne às políticas de inovação ou de empreendedorismo”, pontuou.

Rafael relatou ainda que “vimos inúmeras iniciativas isoladas, por isso a ideia é organizar uma agenda reunindo as cabeças pensantes tendo como meta o melhor direcionamento da vocação do estado e qual a linha de pesquisa e empreendedorismo que precisamos fazer, não apenas para as indústrias, mas para a academia e desta maneira orientar os alunos”.

A FIERO é a voz da indústria e o SENAI, um dos seus braços operacionais, é fundamental a participação efetiva das duas instituições neste movimento voltada ao desenvolvimento de projetos de pesquisas e de inovação.

Na sua apresentação, Ribeiro explicou que “várias cidades estão aplicando essa metodologia, dentre elas, Porto Velho, e o nosso objetivo é trabalharmos juntos para construir o planejamento e estruturação do eco sistema de inovação local”, disse. Ele também destacou o SENAI como um dos importantes atores a participar da iniciativa”.

Ainda segundo o líder da Tambaqui Valley, as reuniões são realizadas em vários locais, e desta vez, a FIERO sediou o encontro. Ele frisou que apesar da metodologia ser do Sebrae, o projeto não é da instituição, mas deste grupo denominado Eco Sistema.

Deste evento saiu o Manual do Eco Sistema para Porto Velho com plano de ação para 2023 em algumas vertentes prioritárias definidas pelo grupo, por exemplo, os ambientes de inovação. Outra vertente diz respeito a ações e projetos de inovação mediante a criação de um plano para consolidar estas iniciativas.

“Para isso”, afirmou Ribeiro, “foi desenvolvido um documento que será lançado no 3º Fórum de Inovação, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Teatro Banzeiros, na capital. Evento que conta com a FIERO e a Prefeitura de Porto Velho, através da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e Sebrae-RO, como realizadores”, comentou.