IMPRENSA
24 de April de 2023 - 08h31

A- A A+

Profissionais do SENAI-RO recebem certificação internacional em Manutenção e Instalação de Eletropostos

O SENAI Departamento Nacional em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) promoveu capacitação e certificação internacional em Manutenção e Instalação de Eletropostos e o SENAI de Rondônia foi representado pela analista de educação CEBEP, Luana Carine Borges de Souza e o instrutor da área automotiva do SENAI CEET, em Porto Velho, Reginaldo de Jesus Barros, que participaram do curso.

 

O treinamento, ministrado pelo professor alemão Alexander Floss, foi dividido em duas partes: online ao vivo via Plataforma Teams, que aconteceu de 3 a 6 de abril e o prático presencial, realizado no SENAI Cambuci (SP), entre os dias 17 e 19 deste mês. Os alunos tiveram à disposição durante o curso uma tradutora que retransmitia todas as informações passadas pelo professor.

 

Para Luana, o curso foi extremamente produtivo. “Foi possível conhecer e executar através de atividades práticas todos os procedimentos necessários para a instalação e manutenção de eletropostos para recarga de veículos elétricos. Conhecendo a nova tecnologia SENAI-RO vai acompanhar essa tendência na sua oferta de cursos. Outro ponto que destaco, reiterando o que o Jesus comentou, foi a experiência incrível de troca de conhecimento com outros DRs”, falou.

 

Jesus destacou a importância da capacitação e que participar foi positivo, não apenas pelos conhecimentos adquiridos, mas pela oportunidade de trocar experiências com profissionais e instrutores do SENAI de outros estados. “Nosso DR está se preparando para atender uma nova demanda e nós do DR de Rondônia estamos saindo em primeiro lugar e quem ganha são nossos alunos, pois essa mão de obra qualificada será requisitada em breve”.

 

De acordo com o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o SENAI Nacional, antevendo a demanda por mão de obra qualificada no segmento da eletromobilidade, tanto dentro da indústria quanto no mercado de reparação, está buscando por meio das parcerias e certificações internacionais, qualificar replicadores e preparar a infraestrutura das escolas de forma proativa e estratégica.

 

“A GIZ é uma empresa federal alemã para cooperação técnica que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável” e tem uma parceria antiga com o SENAI, por exemplo, o curso de “Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial”, criado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), ministrado nas unidades do SENAI em Porto Velho, Vilhena, Rolim do Moura, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes”, ressaltou.

 

Coelho lembrou ainda que “o foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis e a eficiência energética, a proteção e o uso sustentável das florestas tropicais, além de temas como formação técnica, transformação urbana e oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima e essa parceria com SENAI é de extrema importância, porque nos dá a oportunidade de qualificar nossos instrutores e professores nas novidades do mercado, como este treinamento ministrado por um especialista alemão”, disse.

 

Eletroposto em Porto Velho

 

Em Porto Velho, o eletroposto público de recarga para carros elétricos já uma realidade desde janeiro deste ano. A Prefeitura instalou um ponto na avenida Presidente Dutra, em frente à Praça Deroche. O posto, conforme a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, menos em dias de feriados e pontos facultativos. O ponto ainda está em fase experimental. No ponto há um fornecedor inteligente de carregamento de veículos elétricos e gerenciamento de energia e no chão há faixa de sinalização. O projeto foi organizado pela Prefeitura de Porto Velho em parceria com uma empresa privada local.

 

 

 


Mais notícias

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável

SENAI-RO oferece consultorias para indústrias locais mediante o programa Brasil Mais Produtivo