04 de May de 2023 - 09h04

Consultor do SENAI-RO fala sobre Educação: Liderança, Inovação e Transformação na Feira de Talentos Contrate-me

Para encerrar o primeiro dia da 5ª edição da Feira de Talentos Contrate-me, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o consultor do SENAI de Rondônia, Raimundo Soares da Silva Filho, abordou o tema Educação: liderança, inovação e transformação. O evento organizado 100% virtual tem por objetivo atender às necessidades de captação de mão de obra qualificada para a indústria.

O contexto global da transformação social no Brasil e do mundo, a vida e pensamento biossistêmico transdisciplinar (PBT), a realidade, a transformação e conceito de ser, educação e sensos de conexão, a liderança e convivencialidade, os princípios vitais da inovação e seus hábitos foram abordados pelo palestrante durante sua explanação.

Raimundo Filho afirma que a sociedade caminha em direção de um resgate filosófico, para que as pessoas se reposicionem diante das transformações da inovação cada vez mais veloz. A sustentabilidade também é outro tema de relevância dentro da cadeia social. Entre principais os objetivos do desenvolvimento sustentável estão a erradicação da pobreza, da fome, ter uma educação de qualidade, reduzir as desigualdades, ter saúde de qualidade.

Realidade e o conceito de SER Sensibilização (querer), Educação (Saber) e realização (fazer). “E a inovação passa por essas três dimensões”, afirma. O conceito do SER nas organizações está na Sensibilização/sentido (visão, valores e estratégias) Educação/Elucidação - perfil de maturidade, (autoconhecimento pessoas organizações e mundo) e Realização/Reação (símbolos, sistemas).

Abordou o peso e o papel das lideranças. Deu exemplos de grandes líderes como Nelson Mandela, Gandhi, Para Francisco, Martin Luter King. Liderar é inspirar, suportar, acompanhar”, ressalta. Para concluir, o palestrante disse que a inovação é a mudança de hábitos. “Devidamente cultivadas e articuladas, elas promovem a efetividade de iniciativas, podendo ser um projeto de vida, um relacionamento, um empreendimento ou desenvolvimento social”, aponta.

Esta edição da Feira de Talentos Contrate-me se estende até esta sexta-feira, 5. Neste período as empresas podem divulgar suas oportunidades de emprego e captar de forma gratuita currículos qualificados. O SENAI informa que o cadastro dos currículos e a participação das lives na feira também são gratuitos aos alunos e candidatos às vagas de emprego disponibilizadas durante o evento.

Sobre o palestrante

Raimundo Soares da S. Filho é consultor do SENAI-RO, engenheiro mecânico, Filósofo Clássico e Master em Biossistema Organizacional. Larga experiência como executivo de empresa multinacional, professor e pesquisador do meio acadêmico e mobilizador social. Concebeu o Pensamento Biossistêmico Transdisciplinar (PBT), disseminado no País e Exterior como um dos fundamentos para a sustentabilidade.

É diretor executivo do Instituto ORIOR, onde atua no suporte à indivíduos, lideranças, organizações e comunidades como Agente da Transformação Global (ATG). Participou de projetos internacionais junto à ONU, instituições europeias e a European Commission visando o desenvolvimento sustentável das nações. Conferencista em eventos nacionais e internacionais.