IMPRENSA
22 de June de 2023 - 12h24

A- A A+

Acadêmicos de medicina ministram palestra sobre doação de sangue para alunos do SENAI de Jaru

Conscientização e informações sobre doar sangue e qual a sua importância. Estes foram os objetivos da palestra ministrada por discentes do segundo ano do curso de medicina da Faculdade FIMCA Unicentro, para alunos da turma do curso técnico em qualidade do SENAI de Jaru. Durante a apresentação, os acadêmicos esclareceram dúvidas, mitos ou receios relacionados à doação. Também abordaram os impactos positivos e explicaram os requisitos e procedimentos necessários para ser um doador. 

 

A ideia, comentou a professora Rauliane Batista, foi promover a solidariedade e o engajamento social, ressaltando que a doação de sangue é uma forma tangível de contribuir para a saúde e o bem-estar de outras pessoas. “Ao mesmo tempo quisemos estabelecer essa cultura na escola, estimulando os alunos a compartilharem o conhecimento adquirido com amigos, familiares e na comunidade em geral, ampliando o alcance da conscientização”, disse. 

 

A coordenadora adjunta de medicina da FIMCA Unicentro, Franciely Bordon, destacou a iniciativa como uma maneira de criar uma consciência coletiva e, consequentemente, aumentar o número de doadores e suprir a demanda constante dos bancos de sangue. 

 

A aluna do SENAI, Ketlen Lorrayne da Silva Gonsalves comentou que “não tinha muita informação sobre como funciona o processo de doação e sua importância, mas agora estou ciente de que um simples gesto pode fazer toda a diferença”.  Já a aluna Tais Constantino de Souza, também do SENAI de Jaru, mencionou que aprendeu a importância de ter boa saúde, cumprir os requisitos de idade e peso para se tornar uma doadora.  

 

“Doar sangue é uma boa atitude que uma pessoa pode fazer em qualquer período do ano. Um dos gestos de solidariedade e de amor mais importantes que uma pessoa pode realizar é a doação de sangue”, afirmou coordenadora Pedagógica, Viviane Giupato. 

 

A gerente das unidades SENAI de Ji-Paraná e Jaru, Cintia Aparecida Alves ressaltou que “é inspirador presenciar o despertar da consciência social em nossos jovens, compreendendo a importância desse ato solidário que pode salvar vidas. Agradeço aos palestrantes por transmitirem conhecimento e incentivar nossos estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Encorajo a todos a compartilharem o que aprenderam e a se tornarem doadores de sangue, tornando-se verdadeiros heróis na vida daqueles que necessitam de transfusões”, finalizou.

 

 


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

SENAI de Ji-Paraná recebe agente de controle de endemias para palestra sobre cuidados contra a dengue

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

Mulheres integram oficinas nas unidades do SENAI-RO em parceria com o Geração Emprego