IMPRENSA
13 de June de 2023 - 09h48

A- A A+

Inova SENAI Fase Estadual está com inscrições abertas até 20 de junho

Direcionado a alunos, técnicos e docentes das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), o edital “Inova SENAI” Fase Estadual 2023, está com inscrições abertas até 20 de junho. Fundamentado na Metodologia SENAI de Educação Profissional que aposta no diálogo entre saberes e na interação entre pares para a solução de desafios, que despertam o prazer em aprender. O objetivo do edital é promover a cultura da inovação no público participante, mediante desenvolvimento de projetos inovadores.

 

De acordo com o técnico da Coordenação de Educação Cebep-RO, Alexandre Custódio, os projetos, sejam de ensino ou de aprendizagem, devem ser integradores, proporcionando interdisciplinaridade dos conteúdos formativos abordados nas Unidades Curriculares de um ou mais módulos.

 

“Suas principais vantagens são: propiciar visão sistêmica, possibilitar a internalização da cultura de inovação e a tomada de decisão em situações inusitadas e imprevisíveis. Desta forma, desenvolvendo nos alunos a capacidade de aplicar em situações reais do mundo do trabalho, todos os conhecimentos e competências desenvolvidos durante a realização do curso”, explicou Custódio.

 

Ainda conforme o técnico, a ação é direcionada para alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial (Básica ou Técnica), Qualificação Profissional ou Habilitação Técnica regularmente matriculados no SENAI ou egressos com até um ano de formados, contando a partir da data de publicação deste edital.

 

“Os alunos deverão formar equipes para desenvolvimento dos projetos, compostas de no mínimo dois e no máximo cinco integrantes. As equipes poderão ter até dois instrutores orientadores, que podem ser docentes, técnicos ou consultores do SENAI e irão fornecer ajuda técnica para o desenvolvimento do projeto. Um mesmo docente poderá ser simultaneamente orientador de dois projetos ou mais”, pontuou Custódio.

 

O gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho ressaltou que para facilitar a participação de todos no desenvolvimento dos projetos, o processo ocorrerá via plataforma: INOVAÇÃO SENAI (a mesma que foi desenvolvida para o Desafio SENAI de Projetos Integradores). Nela estão inseridos o edital e todos os documentos orientativos do processo, que poderão serem baixados. Os interessados devem ler edital e a verificar a possibilidade de participação da unidade.

 

“As unidades deverão se atentar aos prazos de execução das atividades, aos documentos de entrega (disponíveis na plataforma) e aos demais itens descritos no Edital. Serão selecionados até seis projetos, que participarão da Mostra Virtual. Nesta edição teremos um período de incubação para os dois melhores projetos classificados”, pontuou Coelho.

 


Mais notícias

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Palestras, debates e oficinas integram a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação do SENAI

Profissionais do DR-RO participam de capacitação em eficiência energética