IMPRENSA
09 de June de 2023 - 09h51

A- A A+

Encontro “Elétrico Explorando a Elétrica Predial e Automação Residencial” movimenta alunos do SESI SENAI de Vilhena

Alunos do curso de Eletricista de Instalações Prediais da unidade SESI-SENAI de Vilhena participaram do evento Encontro Elétrico: Explorando a Elétrica Predial e Automação Residencial, realizado sob a orientação do professor e engenheiro elétrico Willian Flavio Batista de Vargas.

 

A iniciativa teve o objetivo de promover a divulgação e despertar o interesse da comunidade escolar para a área da elétrica e automação residencial, por meio da apresentação dos circuitos elétricos e sistemas de iluminação desenvolvidos pelos alunos do curso Eletricista de Instalações Prediais e ao mesmo tempo estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas, criativas e de trabalho em equipe, capacitando os alunos a se tornarem profissionais mais preparados e confiantes no campo da elétrica e automação residencial.

 

Durante o evento, os estudantes explicaram o funcionamento de um quadro de distribuição, cabos condutores, barramentos de aterramento e neutro, além dos dispositivos de proteção, como disjuntores termomagnéticos, Interruptor Diferencial Residual (IDR) e Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) e como esses elementos contribuem para garantir a segurança e o adequado funcionamento dos sistemas elétricos residenciais.

 

Os alunos demonstraram como os tipos de interruptores (simples, paralelos, intermediários e fotoelétricos) permitem o controle da iluminação em diferentes pontos da residência, oferecendo conveniência e eficiência energética. Também apresentaram o funcionamento de um interruptor inteligente de três teclas touch, que permite o controle de inúmeras lâmpadas e cenas de iluminação por meio de um painel sensível ao toque. Os participantes explicaram o acionamento de lâmpadas por sensores de movimento e como essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes cenários, como corredores e áreas externas, para proporcionar economia de energia e maior conforto aos moradores.

 

O professor comentou que “este projeto foi desenvolvido tendo como meta principal proporcionar uma oportunidade única aos participantes, permitindo que eles compartilhassem e demonstrassem seus conhecimentos em circuitos elétricos, iluminação e automação residencial, para que se sintam mais confiantes. Essa foi a etapa inicial de um projeto mais amplo. “Em breve, realizaremos a segunda parte do projeto, com a apresentação de uma maquete de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e um workshop sobre os tipos de aterramento.

 

O gerente da unidade, Silvio Leite parabenizou o professor e os alunos e que a atividade ampliou o conhecimento dos alunos sobre os temas focados no encontro, de forma clara, objetiva e didática. “Essa experiência vai permitir que os nossos discentes se tornem mais confiantes em suas habilidades técnicas, além de estimular o interesse e a curiosidade de outros estudantes da unidade em relação à área da elétrica e automação residencial.

 

 


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

SENAI de Ji-Paraná recebe agente de controle de endemias para palestra sobre cuidados contra a dengue

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

Mulheres integram oficinas nas unidades do SENAI-RO em parceria com o Geração Emprego