IMPRENSA
01 de August de 2023 - 11h03

A- A A+

Bolsistas de STI do SENAI-RO apresentam trabalhos no 1o Simpósio de Ciência e Pesquisa realizado pela Fapero

“Desenvolvimento e Apoio a Ações Integrativas Voltadas para Inovação, Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo em Rondônia” é o título do projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) e apresentado pelos bolsistas de Iniciação Tecnológica do STI SENAI Rondônia, Quézia Nicolle Tavares e Rafael Fernandes, no primeiro Simpósio de Ciência e Pesquisa (Simfap), realizado no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

O evento contou com palestras, mesas-redondas e debates sobre o universo rondoniense em ciência, tecnologia e inovação. Além disso, a coordenadora/proponente do referido projeto e orientadora dos bolsistas, a consultora do STI SENAI-RO, Cleópatra Caldeira ministrou a palestra com a temática “Inovação”.

De acordo com a consultora o objetivo deste projeto aprovado junto a Fapero, é atuar efetivamente na formação de recursos humanos especializados e qualificados na área de inovação, neste caso os bolsistas de iniciação tecnológica, que auxiliam na gestão de projetos de inovação em parceria com empresas de Rondônia, como é o caso do projeto Mais Rondônia, atualmente em execução, e também em ações inovativas em outros projetos relacionados às indústrias rondonienses.

Cleópatra ressaltou que o seminário promoveu trocas de experiências, interações, conexões entre pesquisadores, professores, acadêmicos, bolsistas e sociedade civil. “Eventos como este de divulgação e promoção de ciência, pesquisa e inovação em Rondônia, estimulam conexões e interações importantes para o desenvolvimento dos projetos nessas importantes áreas”, afirmou.

Segundo ainda Cleópatra, “o nosso projeto aprovado pela Fundação, tem proporcionado aprendizado para os nossos bolsistas de Iniciação Tecnológica STI SENAI, em metodologias ágeis, capacitações em cursos executivos na área de tecnologia e inovação oferecidos pela plataforma Unindústria, participações em eventos online sobre inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia.

Conforme o gerente STI SENAI-RO, José Rafael Lopes, a aplicação efetiva destas metodologias visa o auxílio na gestão e gerenciamento de projetos de inovação, bem como ações de tecnologia e inovação dentro do SENAI Rondônia, além de contribuir para o ecossistema inovador do estado.

“Além disso, os frutos deste projeto, geraram o nosso primeiro trabalho científico em formato de resumo, sendo apresentado neste simpósio. Com isso, atuamos efetivamente na formação de recursos humanos especializados em tecnologia, inovação e gerando conhecimentos e produção científica relevantes para a sociedade”, pontuou José Rafael.

O bolsista Rafael Fernandes comentou que “uma das melhores maneiras de aprender e fixar algo sobre determinado assunto é a capacidade de repassar esse aprendizado a outras pessoas. O evento proporcionou-me relembrar todo o progresso que fizemos durante nossa caminhada como bolsistas e refletir sobre o meu desenvolvimento interpessoal com a equipe do STI SENAI”. 

Para o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. A pesquisa constitui uma ferramenta fundamental para a formação de um conhecimento verdadeiro. “Parabéns aos bolsistas e orientadores pelo excelente trabalho apresentado e que continuem estudando e se aperfeiçoando”, finalizou.

 

 

 

 


Mais notícias

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0