07 de agosto de 2019 - 17h59

Alunos do curso técnico em Eletromecânica participam de visita técnica a indústria Ciclo Cairu

A atividade da visita técnica é importante para o aprendizado do estudante. A afirmação é do professor Leandro Santos, da Escola Sesi-Senai-IEL Pimenta Bueno, e um dos docentes que acompanharam os alunos do curso técnico em Eletromecânica durante visita técnica à indústria local Ciclo Cairu, onde os jovens conheceram na prática os riscos ambientais nocivos à saúde dos colaboradores e ainda, verificar o processo de fabricação e produção da fábrica com ênfase na tecnologia da mecânica e elétrica industrial.

O professor disse ainda que a atividade proporciona o encontro do aluno com o universo profissional, ampliando o conhecimento adquirido em sala de aula. “Nesse contato com a empresa em funcionamento, é possível verificar a organização, os processos produtivos, as dinâmicas, as estratégias de trabalho, os fatores de segurança e meio ambiente”, disse.

Segundo Santos, também é possível aprimorar os conhecimentos técnicos voltados especificamente as unidades curriculares, aumentando e proporcionando o conhecimento prático.

A professora Marcelia Kalke, que também acompanhou os alunos, conta que “a colaboradora da Ciclo Cairu, Estela Luz nos acompanhou durante a visita e relatou as dificuldades que a indústria enfrenta em contratar profissionais formados nesse ramo. Sendo assim, nossos estudantes precisam ser reconhecidos e isso se dá através das visitas técnicas”, explica.

Estudante e líder da turma, Elias Batista conta que foram recebidos pela diretora de marketing, que apresentou a empresa, desde a criação até os dias de hoje. “Passamos por todo o sistema de produção, desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do serviço manual até o da tecnologia de ponta como os tornos CNC, fresadoras e robôs”, conta.

De acordo com a gerente da Escola Sesi-Senai-IEL de Pimenta Bueno, Rosiani Módolo, a metodologia Senai de Educação Profissional tem como foco o desenvolvimento de competências, para que os alunos se tornem capazes de somar conhecimentos e habilidades para desempenhar funções com qualidade. Para agregar conhecimento as aulas teóricas os estudantes realizam aulas práticas/visitas técnicas nas empresas parcerias dos segmentos dos cursos ofertados, desta forma complementando o ensino e aprendizagem, dando aos estudantes a oportunidade de visualizar os conceitos analisados em sala de aula.

“É uma ótima estratégia de ensino educacional e o vínculo da Escola Senai com as empresas favorece ao estudante possibilidades de aumentar o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas nos cursos”, finaliza.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero