IMPRENSA
22 de novembro de 2019 - 09h51

A- A A+

Jovem aprendiz é o tema do Mundo SENAI na unidade de Vilhena


Este ano com a temática voltada para o jovem aprendiz, a escola SESI-SENAI Vilhena, abriu suas portas nos dias 21 e 22 para receber centenas de estudantes locais para as atividades da edição 2019 do Mundo SENAI Mundo SENAI, evento realizado anualmente pela instituição nas unidades de todo o país. São dois dias de palestras, workshops, visitas a laboratórios e oficinas, e minicursos gratuitos para demonstrar as práticas das profissões industriais, e as melhores e mais acessíveis formações técnicas do Brasil.

Indústrias de Vilhena participam do evento expondo os respectivos processos de produção, logística e produto final. São indústrias, explica o gerente da unidade, Silvio Leite, que têm jovens aprendizes com o SENAI. “São esses jovens que estão apresentando a indústria onde atuam, dentre elas, a Arroz Rical, Portal Óleos, Industria Gazin de colchões, a cerealista Risadinha”, destaca o gerente da escola SESI/SENAI Vilhena, Silvio Henrique Lattaro Leite.

O gerente ressalta que durante dois dias, os estudantes vivenciam na prática, atividades relacionadas ao mundo do trabalho e das profissões, e identificarão oportunidades de carreira na indústria, que os ajudará na escolha de uma profissão. O evento busca despertar o interesse das pessoas pelo mundo da indústria e mostrar a moderna infraestrutura que o SENAI oferece em educação profissional e tecnologia.

Além dos projetos e da estrutura de laboratórios e tendas expositoras das indústrias, o evento conta com outras ações focadas à aprendizagem como palestra “Jovem Aprendiz – Desvendando a aprendizagem”, ministrada pela advogada Emanuelle Ferreira Moraes Rigueira.  

“A palestrante sanou dúvidas e desmistificou preocupações e mal-entendidos que algumas indústrias têm contra a aprendizagem. E por esses motivos acabam não utilizando este programa, que vimos como benéfico para o aluno para a sociedade e para a própria indústria. O que queremos trazer é uma reflexão sobre a importância do programa”, alertou.

O vice-presidente de Assuntos Legislativos da FIERO e secretário de Indústria e Comércio de Vilhena, Marcondes Cerrutti, representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, França Silva, defensor da aprendizagem em Vilhena, realizando ações, lideranças empresariais, dentre outros convidados, marcaram presença no evento.

Cerrutti destacou a importância da iniciativa do SENAI ao abrir suas portas à comunidade, que tem a oportunidade de conhecer todo o potencial da instituição em mais de cinco décadas capacitando e formando profissionais para indústria rondoniense. O evento é ainda uma oportunidade para os jovens de todas as faixas etárias, o jovem aprendiz que está buscando o primeiro emprego, de conhecer o portfólio de cursos oferecidos pelo SENAI, que é mola propulsora na capacitação de mão de obra qualificada para o atual concorrido mercado de trabalho. “O SENAI é o grande responsável pela indústria brasileira ter alcançado merecido reconhecimento internacional”, disse.

Em Rondônia participam as unidades Cetem (Distrito Industrial) e Lagoa (avenida Rio de Janeiro), localizadas em Porto Velho. As atividades também são realizadas nas unidades do interior do estado - Ariquemes, Cacoal e Vilhena. No SENAI de Ji-Paraná o evento aconteceu nos dias 20 e 21, devido ao feriado municipal do dia 22, aniversário daquela cidade.

Assessoria de Comunicação Social FIERO


Mais notícias

Alunos do Cetem apresentam projetos na edição 2019 do Mundo SENAI

Mundo SENAI promove imersão no mercado de trabalho

Evento do SENAI evidencia inovação, tecnologia e as novas profissões do mercado de trabalho

Mundo Senai acontece nesta quinta e sexta, na capital e interior