IMPRENSA
04 de novembro de 2019 - 10h07

A- A A+

SENAI RO participa de Workshop sobre os resultados do SAEP


 

O workshop sobre o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), realizada na última semana, em Brasília, contou com uma pauta focada na apresentação, análise crítica e melhoria dos resultados da sua avaliação. No primeiro dia contou com a participação conjunta dos Executivos de Educação e Interlocutores do SAEP, onde foram apresentados e discutidos dois estudos de casos com escolas de tamanhos similares, mas que apresentaram resultados diferentes, incluindo a apresentação do novo indicador da Avaliação: o IDAP. Também foram evidenciadas as ações 2020 do SAEP, visando já preparar as escolas para a aplicação do próximo ano e as inovações que serão implementadas.

 

O workshop reuniu os 27 Departamentos Regionais com a participação de todos os coordenadores de Educação e interlocutores, que lidam com o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP). Representando o SENAI Rondônia, participaram do workshop, o coordenador de Educação SESI/SENAI/IEL-RO, Jair Coelho e a interlocutora do SAEP - DR SENAI-RO, Marcela Viera.

 

Na tarde do último dia 24, os interlocutores participaram de uma oficina de Design Thinking onde puderam explorar problemas relacionados aos resultados indesejados da avaliação e delimitaram soluções para esses problemas. A intenção foi capacitar os Interlocutores com técnicas que permitem que eles conduzam a análise de problemas e busca de soluções nos níveis Regional e das Unidades Escolares.

 

No segundo dia, 25, foi apresentado um estudo de caso dos fatores associados no contexto do SENAI, pelos Professores da UFSC: Dalton Andrade e Pedro Barbetta que realizaram uma análise longitudinal de 3 anos de respostas dos questionários e realizaram o cruzamento com a proficiência dos estudantes, possibilitando uma análise apurada desses fatores em um curso técnico.

 

Coelho explica que o IDAP é o Indicador de Desempenho da Educação Profissional e concilia, quando for o caso, os resultados das provas objetivas e provas práticas. O Indicador vai de 1 a 10 e quanto maior, melhor e considera os percentuais de estudantes em todos os níveis da escala de desempenho. A intenção do indicador incitar a melhoria constante da proficiência dos estudantes de modo a promover a formação integral do indivíduo, atendendo a todo o perfil profissional. “Ressaltamos, que o SENAI Rondônia, alcançou um excelente desempenho nos resultados do SAEP 2019.1, situando-se no TOP 10 entre os 27 DRs participantes do Brasil, visto que a meta estabelecida pelo Departamento Nacional era de 75%, tendo o SENAI-DR-RO, alcançado 78,5%”, disse.

 

O coordenador de Educação SESI/SENAI/IEL, Coelho expôs as ações do SENAI, como tem sido a atuação da entidade para melhorar os resultados, SAEP, das provas teóricas e práticas, das oficinas, cursos, turmas, do empenho do DR para diminuir a evasão, custos e para aumentar a eficiência.

 

Como interlocutora do SAEP do SENAI-RO, Marcela Vieira, durante dois dias, se reuniu com os demais interlocutores e através deste intercâmbio, os profissionais contribuíram com ideias, sugestões e críticas visando a melhoria deste sistema avaliativo. A participação de interlocutores das unidades dos 26 estados e do Distrito Federal, é fundamental para o aperfeiçoamento do SAEP.

 

Conforme Marcela Vieira a partir de 2019, foi alterada a composição do ciclo da Avaliação de Desempenho dos Estudantes do SAEP. “Pode parecer um pouco complicado, mas não é: os resultados agora são disponibilizados até outubro de cada ano, sendo compostos pelas avaliações do segundo semestre de um ano com o primeiro semestre do ano subsequente. Fomos buscar e aprofundar novos entendimentos a respeito da utilização dos resultados do SAEP 2019.1, e também abraçar novos desafios para 2020”, disse.

 

Ainda de acordo com a interlocutora, isso possibilita uma melhoria importante no tempo que todos as dimensões (Brasil, DRs e Escolas) tem para analisar os resultados e propor melhorias. As análises podem ser iniciadas no ano anterior e podem ser colocadas no planejamento do próximo ano, podendo ser implementadas a partir de janeiro.

 

Assessoria de Comunicação Social da FIERO

 

 

 

 

 


Mais notícias

SENAI-RO reconhecido por atuar na rede +Manutenção

Edital de boas práticas SENAI Lab abre inscrições

Edição Nacional do Grand Prix SENAI de Inovação está com inscrições abertas

Seis projetos de RO são classificados para avaliação nacional do Programa Inova SENAI