IMPRENSA
04 de novembro de 2019 - 10h07

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SENAI RO participa de Workshop sobre os resultados do SAEP


 

O workshop sobre o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), realizada na última semana, em Brasília, contou com uma pauta focada na apresentação, análise crítica e melhoria dos resultados da sua avaliação. No primeiro dia contou com a participação conjunta dos Executivos de Educação e Interlocutores do SAEP, onde foram apresentados e discutidos dois estudos de casos com escolas de tamanhos similares, mas que apresentaram resultados diferentes, incluindo a apresentação do novo indicador da Avaliação: o IDAP. Também foram evidenciadas as ações 2020 do SAEP, visando já preparar as escolas para a aplicação do próximo ano e as inovações que serão implementadas.

 

O workshop reuniu os 27 Departamentos Regionais com a participação de todos os coordenadores de Educação e interlocutores, que lidam com o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP). Representando o SENAI Rondônia, participaram do workshop, o coordenador de Educação SESI/SENAI/IEL-RO, Jair Coelho e a interlocutora do SAEP - DR SENAI-RO, Marcela Viera.

 

Na tarde do último dia 24, os interlocutores participaram de uma oficina de Design Thinking onde puderam explorar problemas relacionados aos resultados indesejados da avaliação e delimitaram soluções para esses problemas. A intenção foi capacitar os Interlocutores com técnicas que permitem que eles conduzam a análise de problemas e busca de soluções nos níveis Regional e das Unidades Escolares.

 

No segundo dia, 25, foi apresentado um estudo de caso dos fatores associados no contexto do SENAI, pelos Professores da UFSC: Dalton Andrade e Pedro Barbetta que realizaram uma análise longitudinal de 3 anos de respostas dos questionários e realizaram o cruzamento com a proficiência dos estudantes, possibilitando uma análise apurada desses fatores em um curso técnico.

 

Coelho explica que o IDAP é o Indicador de Desempenho da Educação Profissional e concilia, quando for o caso, os resultados das provas objetivas e provas práticas. O Indicador vai de 1 a 10 e quanto maior, melhor e considera os percentuais de estudantes em todos os níveis da escala de desempenho. A intenção do indicador incitar a melhoria constante da proficiência dos estudantes de modo a promover a formação integral do indivíduo, atendendo a todo o perfil profissional. “Ressaltamos, que o SENAI Rondônia, alcançou um excelente desempenho nos resultados do SAEP 2019.1, situando-se no TOP 10 entre os 27 DRs participantes do Brasil, visto que a meta estabelecida pelo Departamento Nacional era de 75%, tendo o SENAI-DR-RO, alcançado 78,5%”, disse.

 

O coordenador de Educação SESI/SENAI/IEL, Coelho expôs as ações do SENAI, como tem sido a atuação da entidade para melhorar os resultados, SAEP, das provas teóricas e práticas, das oficinas, cursos, turmas, do empenho do DR para diminuir a evasão, custos e para aumentar a eficiência.

 

Como interlocutora do SAEP do SENAI-RO, Marcela Vieira, durante dois dias, se reuniu com os demais interlocutores e através deste intercâmbio, os profissionais contribuíram com ideias, sugestões e críticas visando a melhoria deste sistema avaliativo. A participação de interlocutores das unidades dos 26 estados e do Distrito Federal, é fundamental para o aperfeiçoamento do SAEP.

 

Conforme Marcela Vieira a partir de 2019, foi alterada a composição do ciclo da Avaliação de Desempenho dos Estudantes do SAEP. “Pode parecer um pouco complicado, mas não é: os resultados agora são disponibilizados até outubro de cada ano, sendo compostos pelas avaliações do segundo semestre de um ano com o primeiro semestre do ano subsequente. Fomos buscar e aprofundar novos entendimentos a respeito da utilização dos resultados do SAEP 2019.1, e também abraçar novos desafios para 2020”, disse.

 

Ainda de acordo com a interlocutora, isso possibilita uma melhoria importante no tempo que todos as dimensões (Brasil, DRs e Escolas) tem para analisar os resultados e propor melhorias. As análises podem ser iniciadas no ano anterior e podem ser colocadas no planejamento do próximo ano, podendo ser implementadas a partir de janeiro.

 

Assessoria de Comunicação Social da FIERO

 

 

 

 

 


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