IMPRENSA
27 de November de 2023 - 09h12

A- A A+

SENAI DN realiza Encontro Nacional da Cultura Digital e convida DRs

O evento integra uma das etapas do Programa SENAI + Digital destinada a oportunizar o compartilhamento de resultados obtidos em 2023. O encontro acontece nesta terça-feira, 28, das 14 às 18 horas (horário de Brasília) com transmissão via Teams acessando o link Encontro Cultura Digital.

 

A programação vai contar com talk show com o tema “Trajetória da Cultura Digital: Da idealização à concretização – Atores e cenários”. Outro tema será “Minha escola agora é “figital”: Implementação dos planos escolares de transformação digital” e ainda “Eu desenvolvo aulas memoráveis”, “GP Pedagógico: Soluções Digitais 2023”, “Instituto SENAI de Inovação: Estratégia Nacional para impulsionar a Cultura Digital” e no encerramento será apresentada a segunda edição da Pesquisa de Maturidade Digital e Perspectivas de Projetos para 2024.

 

De acordo com o técnico da Cebep – SENAI-RO, Alexandre Custódio, “este é um momento de intersecção entre as três soluções da vertente Cultura do Programa SENAI + Digital (Rede de Mentoria Digital, Jornada SENAI + D para Líderes e Grand Prix Pedagógico). É fundamental a participação dos nossos docentes, gestores escolares e coordenadores pedagógico”, disse.

 

Ainda conforme Custódio, “é essencial para que as unidades tenham uma percepção multidimensional do processo de transformação digital nas práticas educacionais e para que os distintos segmentos da comunidade escolar se apoiem mutuamente na implementação de ações para impulsionar e fortalecer a transformação digital no cotidiano das escolas”, explicou.

 

“Modernizar cada vez mais a rede de educação profissional e tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é a proposta do programa SENAI + Digital. Nesse contexto, a instituição criou o projeto Cultura Digital, que tem o objetivo de impulsionar esse processo por meio da atuação e da atualização das equipes técnico-pedagógicas”, pontuou o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

 

No ponto de vista de Coelho o primeiro passo para promover mudanças é trabalhar as pessoas. “Elas têm de entender os benefícios que a tecnologia traz para o ensino. Por isso, temos de descontruir tabus e promover mudanças que contribuam para o melhor desenvolvimento da rotina escolar e o protagonismo dos profissionais em educação tem papel fundamental”, comentou.

 

“Vale destacar a participação do Departamento Regional de Rondônia, representado pelo Alexandre Custódio, no evento de imersão denominado Rede de Mentoria Digital realizado pelo SENAI-SC, que reuniu profissionais de 19 DRs. Neste importante encontro foram abordados temas como colaboração, aprendizagem continuada, experimentação e compartilhamento. Além disso, houve a apresentação das etapas para a constituição da Rede de Mentoria Digital em cada estado, onde serão realizadas sob a orientação do SENAI-SC”, lembrou o gerente de Educação.

 


Mais notícias

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável

SENAI-RO oferece consultorias para indústrias locais mediante o programa Brasil Mais Produtivo