25 de setembro de 2020 - 08h36

SENAI-RO reconhecido por atuar na rede +Manutenção

O Departamento Nacional do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI), através da Unidade de Inovação e Tecnologia, concedeu uma placa de agradecimento ao SENAI-Rondônia pela parceria na iniciativa + Manutenção de Respiradores, que garantiu o conserto gratuito de mais de 2000 equipamentos em todo o Brasil, contribuindo assim, no tratamento de pacientes com a Covid-19.

Em Rondônia, foram recuperados seis respiradores da rede pública, sendo um do Hospital de Base Ary Pinheiro e cinco do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), que recentemente foram entregues para as respectivas unidades de saúde.

Cada respirador custa em média R$ 60 mil, porém durante a pandemia, chegaram a ser comercializados por R$ 200 mil, devido a demanda do setor de saúde e falta de equipamento no mercado, e o trabalho desenvolvido pelo SENAI resultou na economia da ordem de mais de R$ 400 milhões.

Mais de 700 voluntários da rede coordenada pelo SENAI continua fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas em todo o Brasil. Os serviços da rede atenderam instituições de saúde de 336 municípios de 24 estados e do Distrito Federal. Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, iniciativas como a do SENAI servem como modelo de cooperação.

É importante ressaltar que a manutenção dos ventiladores pulmonares continua em todo o Brasil, e conta com a parceria de empresas nacionais e multinacionais para garantir o conserto destes equipamentos que ajudam no tratamento da doença. Como cada respirador tem capacidade para atender até 10 pacientes, o quantitativo de respiradores entregues pelo SENAI vai impactar na vida de mais de 20 mil pessoas.