15 de setembro de 2020 - 15h43

Presidente da FIERO visita instalações do IST de Madeira e Móvel do Acre

Com o intuito de estreitar a parceria entre as Federações das Indústrias dos Estados de Rondônia (FIERO) e do Acre (FIEAC), o presidente Marcelo Thomé esteve em Rio Branco para conhecer as instalações do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Móvel de Rio Branco, além de visitar o Colégio SESI e o novo Centro de Promoção de Saúde do SESI.

O presidente da FIERO e os coordenadores de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, José Rafael Lopes e de Relações com o Mercado, Guilherme Gonzales, foram recebidos pelo dirigente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, que apresentou as instalações das unidades SESI e SENAI-AC.

Durante a visita ao instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Móvel foi possível conhecer os laboratórios que possuem equipamentos metrológicos de ponta que permitem realizar ensaios em móveis e artefatos de madeira, antes de sua inserção no mercado. Além disso, são prestados serviços de desenvolvimento e pesquisa de novas matérias-primas para produtos de mobiliário; Ensaios de materiais sustentáveis; Simulação de ciclo de vida de produtos; Análise ergonômica; Prototipagem e processo para marcenaria; Serviços de engenharia do produto; melhoria da produtividade da empresa.

Para o presidente da FIERO, o setor moveleiro não só do Acre, mas de todos os demais estados da Região Norte podem se beneficiar deste espaço, uma vez que o centro apresenta tecnologia avançada para agregar valor e assim valorizar a qualidade dos serviços ali desenvolvidos. “O laboratório contribui para ampliar a competitividade das indústrias da região Amazônica”, ressaltou Marcelo Thomé.

Rafael Lopes, coordenador de STI do SENAI-RO, explicou que a ideia é fazer uma reunião com o sindicato e empresas do setor madeireiro rondoniense para apresentar os serviços que são oferecidos pelo IST de Madeira e Móvel do Acre, para que eles também explorem seu potencial tecnológico.

A comitiva da FIERO visitou o novo Centro de Promoção de Saúde do SESI, as instalações do Colégio do SESI de Rio Branco, recentemente remodelado, deixando o espaço da escola com ambientes abertos, contendo espaços de convivência com iluminação natural.

Amazônia+21

Encerrando a agenda no Acre, o presidente da FIERO juntamente com o presidente da FIEAC foi recebido pelo governador, Gladson Cameli. Durante a audiência o governador parabenizou a iniciativa da FIERO que em conjunto com a Prefeitura de Porto Velho, através da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) organizam o Fórum Mundial Amazônia+21. “Evento importante que trata do desenvolvimento sustentável de toda a região Amazônica, ressaltou Cameli. O presidente Marcelo Thomé agradeceu e aproveitou para convidar o governador para participar dos debates prévios do Amazônia+21, sendo que o próximo acontece no dia 23 de setembro e depois em 14 de outubro, e do Fórum que ocorrerá, virtualmente entre os dias 4 a 6 de novembro.