IMPRENSA
15 de setembro de 2020 - 15h43

A- A A+

Presidente da FIERO visita instalações do IST de Madeira e Móvel do Acre

Com o intuito de estreitar a parceria entre as Federações das Indústrias dos Estados de Rondônia (FIERO) e do Acre (FIEAC), o presidente Marcelo Thomé esteve em Rio Branco para conhecer as instalações do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Móvel de Rio Branco, além de visitar o Colégio SESI e o novo Centro de Promoção de Saúde do SESI.


O presidente da FIERO e os coordenadores de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, José Rafael Lopes e de Relações com o Mercado, Guilherme Gonzales, foram recebidos pelo dirigente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, que apresentou as instalações das unidades SESI e SENAI-AC.


Durante a visita ao instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Móvel foi possível conhecer os laboratórios que possuem equipamentos metrológicos de ponta que permitem realizar ensaios em móveis e artefatos de madeira, antes de sua inserção no mercado. Além disso, são prestados serviços de desenvolvimento e pesquisa de novas matérias-primas para produtos de mobiliário; Ensaios de materiais sustentáveis; Simulação de ciclo de vida de produtos; Análise ergonômica; Prototipagem e processo para marcenaria; Serviços de engenharia do produto; melhoria da produtividade da empresa.


Para o presidente da FIERO, o setor moveleiro não só do Acre, mas de todos os demais estados da Região Norte podem se beneficiar deste espaço, uma vez que o centro apresenta tecnologia avançada para agregar valor e assim valorizar a qualidade dos serviços ali desenvolvidos. “O laboratório contribui para ampliar a competitividade das indústrias da região Amazônica”, ressaltou Marcelo Thomé.


Rafael Lopes, coordenador de STI do SENAI-RO, explicou que a ideia é fazer uma reunião com o sindicato e empresas do setor madeireiro rondoniense para apresentar os serviços que são oferecidos pelo IST de Madeira e Móvel do Acre, para que eles também explorem seu potencial tecnológico.


A comitiva da FIERO visitou o novo Centro de Promoção de Saúde do SESI, as instalações do Colégio do SESI de Rio Branco, recentemente remodelado, deixando o espaço da escola com ambientes abertos, contendo espaços de convivência com iluminação natural.


Amazônia+21


Encerrando a agenda no Acre, o presidente da FIERO juntamente com o presidente da FIEAC foi recebido pelo governador, Gladson Cameli. Durante a audiência o governador parabenizou a iniciativa da FIERO que em conjunto com a Prefeitura de Porto Velho, através da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) organizam o Fórum Mundial Amazônia+21. “Evento importante que trata do desenvolvimento sustentável de toda a região Amazônica, ressaltou Cameli. O presidente Marcelo Thomé agradeceu e aproveitou para convidar o governador para participar dos debates prévios do Amazônia+21, sendo que o próximo acontece no dia 23 de setembro e depois em 14 de outubro, e do Fórum que ocorrerá, virtualmente entre os dias 4 a 6 de novembro.


Mais notícias

SENAI-RO reconhecido por atuar na rede +Manutenção

Edital de boas práticas SENAI Lab abre inscrições

Edição Nacional do Grand Prix SENAI de Inovação está com inscrições abertas

Seis projetos de RO são classificados para avaliação nacional do Programa Inova SENAI