IMPRENSA
08 de outubro de 2020 - 10h22

A- A A+

SENAI Rondônia tem projetos selecionados para Mostra Nacional do Inova 2020


Os projetosBeneficiamento do caroço do açaí”, do SENAI CETEM, de Porto Velho e “TecStamp”, do SENAI de Vilhena, estão classificados entre os 80 projetos que irão participar da Mostra Nacional do Inova SENAI 2020, de forma remota na Semana Nacional de Inovação, que acontece em novembro. Escolhidos em um universo de 143 projetos inscritos em todo o Brasil, os dois projetos representantes de Rondônia foram analisados por dois avaliadores isentos, representantes de indústrias e especialistas em inovação.

 

Os negócios inovadores selecionados para a Semana SENAI de Inovação serão avaliados por empresários de diversos setores industriais e por uma Banca Avaliadora. Os alunos e instrutores dos projetos inovadores selecionados para as rodadas de negócio passarão por uma capacitação em Empreendedorismo e Inovação e uma mentoria individual de até seis horas realizadas por interlocutores de cada Departamento Regional.

 

Projetos selecionados

 

TecStamp:  O produto consiste em uma máquina eletrônica que realiza a função de carimbar de maneira semiautomática. Ao colocar o papel a máquina reconhece o documento e carimba em um local pré-definido e, após carimbar um mecanismo rotativo recolhe o documento sem amassa-lo e o ejeta assim seguindo o processo inteiro novamente. Projeto realizado sob a coordenação do instrutor TecStamp: Gutemberg Torquato dos Santos com a participação dos alunos Guilherme Krause Ramos, Vinícius Daniel Monteiro de Souza, Lívia Damião Vieira, Guilherme Bakes de Almeida e Pedro Henrique Aparecido Gimenes Bagano.

 

Beneficiamento do caroço do açaí: Sistema eletromecânico mais rápido para a limpeza das sementes, para que os artesões possam dedicar a maior parte do seu tempo na fabricação das peças e não na limpeza das sementes. Projeto realizado pelos alunos Elvis da Silva Ximenes e Mauri de Souza Menezes tendo Giosseppe Garibalde da Silva Russo e Felipe dos Santos Silva como instrutores.

 

De Rondônia, além dos projetos do CETEM e do SENAI Vilhena, foram inscritos ainda, “ESI – Estufa Sustentável Inteligente” (Cacoal); “Modelando a Logística” “Poptime” e “Tapete Piezoelétrico” (os três de Vilhena). Dentre os critérios de avaliação destaca-se, foco no cliente e no processo e apresentação. Os projetos devem apresentar caráter e objeto do negócio inovadores, potencial de marcado e modelo de negócio.

 

De acordo com Alexandre Custódio da Silva, da Coordenação de Educação (CEBEP) SESI-SENAI-RO, a etapa seguinte é iniciar o processo de melhoria dos projetos e garantir protótipo funcional para demonstração. “O SENAI-DN realiza uma web conferência, nesta sexta–feira, 9, das 15 às 16 horas (horário de Brasília), com o objetivo de orientar e alinhar todas as informações e os próximos passos os selecionados devem seguir”, explica.

 

O coordenador do Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-RO, Jair Santiago parabeniza os selecionados das unidades SENAI CETEM e de Vilhena pelo empenho e criatividade. “O Inova tem como objetivo desafiar alunos a solucionarem questões reais do dia a dia das indústrias. É com muita satisfação que anunciamos a seleção de dois projetos prata da casa e que têm tudo para contribuir para a inovação da indústria rondoniense e de todo o Brasil”, garante.

 

Para o gerente do colégio SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Silvio Leite, é fundamental promover, além da aproximação entre os estudantes e o setor industrial, é desenvolver nos alunos de cursos técnicos, a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. “Esta é a metodologia que sempre faz a diferença quando nossos egressos chegam no mercado de trabalho”, afirma.

 

Assessoria de Comunicação Social FIERO

 

 

 

 

 


Mais notícias

SENAI RO está com inscrições abertas para cursos EAD e presenciais gratuitos

Mundo SENAI está chegando com muita informação e inovação

Unidades de Rondônia marcam presença na edição remota 2020 do Mundo SENAI

Equipes do SENAI de Rondônia participam da Semana Nacional de Inovação