IMPRENSA
20 de July de 2021 - 12h07

A- A A+

Cinco unidades do SENAI de Rondônia oferecem curso de Operador de drone


Desde que aterrissaram no Brasil em 2013, os drones provaram ser um equipamento capaz de atuar em várias frentes: segurança, agricultura, indústria, fotografia e cinema. Até julho de 2018, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já tinha cadastrado 46.058 pessoas habilitadas para pilotar drones no país.

Atento a essa tendência do mercado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia está com inscrições abertas para o curso Operador de Drone, até 17 de agosto, em cinco de suas unidades – Lagoa, de Porto Velho e as localizadas nos municípios de Cacoal, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná. As aulas semipresenciais, com carga horária de 24 horas, serão ministradas de 17 a 24 de agosto. Mais informações acessar o link - Loja Mundo SENAI.

Tendo como pré-requisito idade mínima de 18 anos, o curso é direcionado à comunidade em geral. O curso apresenta os fundamentos relativos à pilotagem de drones, apresentando suas especificações técnicas, procedimentos de pilotagem e a legislação vigente para a operação dos equipamentos.

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, ressalta que "o operador de drones é uma das profissões do futuro, a atividade ganha cada vez mais espaço no mercado e a demanda para profissionais qualificados é crescente. Além do aumento da produtividade, o uso do equipamento reduz os riscos de acidentes de trabalho, especialmente os fatais —  grande vantagem do uso de drones nas empresas. Esse fato é explicado pela diminuição da exposição dos seres humanos a locais altos, insalubres ou perigosos”, enumera.

Coelho explica que as indústrias apostam em drones para impulsionar produtividade e o uso dessa tecnologia está cada vez mais difundido e tem se tornado peça fundamental para aumentar a competitividade. “Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico contribuiu para a popularização do equipamento. Como cada aparelho tem características distintas, ele pode exercer diversas funções, com objetivos variados.

“Muitos setores já usam a tecnologia a seu favor. Por exemplo, construtoras podem usar drones para fiscalizar o andamento e a qualidade das obras, já que a máquina alcança lugares perigosos ou que uma pessoa não consegue ir facilmente. Até mesmo a polícia o utiliza para identificar tumultos e confusões em locais com grande quantidade de pessoas”, finaliza.

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0