IMPRENSA
13 de July de 2021 - 09h41

A- A A+

Projetos selecionados para o Inova 2021 têm participação de professores e alunos do SENAI RO


 Dos cinco projetos cadastrados pela unidade SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho, para o Inova SENAI 2021, dois foram selecionados para a etapa estadual. O Kit Experimental com Arduino para o Ensino de Física Moderna no Ensino Médio, com a participação de alunos da segunda série A, do curso Técnico em Redes e Sistema para Gestão e Acompanhamento de Receitas em Panificadoras, com estudantes da primeira série A, que fazem o itinerário Ciências da Natureza com o módulo de qualificação Mundo do Trabalho SENAI.

Os projetos estão sob a orientação dos professores Vivaldo de Albuquerque Pinto, Allan Robson Oliveira dos Santos e Sandra Cardoso e ainda a participação do professor da área de panificação do SENAI-RO, Cleiton Guimarães.

De acordo com o professor Vivaldo, no ensino de Física Moderna os kits experimentais comerciais são de custo elevado, daí surgiu a ideia de utilizar materiais de baixo custo.  “Esse projeto dará aos alunos da 2a série do Novo Ensino Médio - Redes de Computadores, a oportunidade de colocar em prática os conteúdos teóricos estudados, além de contribuir no desenvolvimento de um kit experimental que poderá ser utilizado no ensino da Física no próprio curso”, disse.

Sobre o segundo projeto, o orientador explica que o projeto envolve o aprimoramento do desempenho de panificadoras, pois algumas ainda mantém o estilo artesanal e a proposta tem como objetivo diminuir custos, garantir a manutenção de qualidade dos produtos e simplificar processos através de um aplicativo que será desenvolvido entre a equipe”, garante.

Vivaldo lembra que nesse projeto os alunos poderão visualizar e experimentar a aplicação dos conceitos teóricos estudados em experimentos práticos, além de despertar nos alunos os conceitos de criatividade e inovação.

Conforme a coordenadora Pedagógica SESI-SENAI-IEL Lagoa, Porto Velho, Juliane Loubach, “todos os anos temos incentivado nossos alunos do SENAI a participarem dos desafios do Departamento Nacional, cadastrando projetos inovadores, que contribuam com a indústria rondoniense e com a própria Unidade e cada vez mais os instrutores tem aderido e estimulado seus alunos nessa participação”.

Implementação de Novas Tecnologias para Monitoramento e Controle da Qualidade, projeto da unidade SENAI Pimenta Bueno e Dosagem Precisa de Iogurte, do SENAI de Ariquemes também estão classificados para a etapa estadual do Inova SENAI 2021.

Os responsáveis pelos projetos classificados devem ficar atentos às datas do cronograma do edital, e enviem a lista de materiais de consumo/treinamentos necessários para o desenvolvimento dos projetos ao setor de compras, até 15 de julho. Cada projeto terá um orçamento de até R$ 4.000,00 para compra de materiais para confecção do protótipo. 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0