IMPRENSA
15 de July de 2021 - 10h04

A- A A+

SENAI de Ariquemes é mais uma unidade de Rondônia classificada para o Inova 2021


Máquina dosadora de iogurte é o projeto da unidade SENAI de Ariquemes classificado para a fase estadual do Inova 2021. A equipe formada por cinco alunos, está trabalhando sob a orientação dos professores Acleibson Santos Lins, Daniela Castro de Oliveira e Francisco Amilton Moreira da Silva.

Devido a demanda apresentada pela indústria Arigurte, o SENAI Ariquemes propôs uma solução. Os professores e os alunos desenvolveram uma máquina dosadora de iogurte automatizada, pensando na melhoria da produção, ajudando o processo de envasamento, evitando o desperdício do produto e aumentando o faturamento.

A gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim ressalta a importância de ter um projeto selecionado para o Inova, que desafia alunos e docentes a desenvolver projetos inovadores. “O Inova inspira a criatividade e demonstra na prática as capacidades técnicas, adquiridas nos cursos que o SENAI”, disse.

De acordo com a coordenadora de educação, Carla Viviane, esta iniciativa do SENAI Nacional, tem promovido a inovação utilizando a Metodologia SENAI de Educação Profissional para a busca de soluções para a indústria.

Além do projeto do SENAI Ariquemes também foram selecionadas iniciativas da unidade de Pimenta Bueno e duas do SENAI Lagoa, de Porto Velho. Os grupos foram avaliados por uma comissão formada por integrantes da Coordenação de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) e da Coordenação de Educação Básica e Profissional (CEBEP), levando em conta os critérios estabelecidos no Regulamento do Edital. Desses quatro projetos, dois serão escolhidos para a próxima etapa que é a fase de incubação.

Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação SENAI-RO, destaca a participação das escolas no Edital Inova SENAI-RO 2021 como de fundamental importância para a formação dos alunos, porque o programa incentiva o desenvolvimento da criatividade e da inovação, dentro das atividades dos cursos de formação profissional, fazendo com que eles mobilizem os conhecimentos, habilidades e atitudes, adquiridos no curso que estão estudando, para a resolução das demandas propostas, que são originadas a partir de problemas reais das indústrias e da comunidade.

Conforme Custódio, essa aplicação prática dos conhecimentos em situações verdadeiras, tornam a aprendizagem significativa e trazem desenvolvimento técnico e socioemocional, uma vez que os alunos trabalham em equipe para encontrar as melhores soluções. O projeto ainda contribui para aproximar a indústria das escolas do SENAI, fazendo com que a instituição cumpra o seu papel de auxiliar o desenvolvimento industrial de Rondônia.

O prazo para o envio da lista de materiais de consumo/treinamentos necessários para o desenvolvimento dos projetos ao setor de compras, vence nesta quinta-feira, dia 15. Cada projeto terá um orçamento de até R$ 4.000,00 para compra de materiais para confecção do protótipo.

 

 

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável