17 de August de 2022 - 11h18

De aluna à instrutora do SENAI-RO e empresária do setor da refrigeração

Atualmente, além de atuar como instrutora da área de refrigeração da unidade SENAI CEET, em Porto Velho, Jossineide Viana Oliveira é empresária no segmento. Ela ressalta que sua vida está dividida em duas fases, antes e depois do SENAI.

“Foi por meio do SENAI que tive a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e com uma bagagem tecnológica invejável”, afirma Jossineide que, foi aluna e em 1996 participou do Torneio de Formação Profissional – que mudou para Olimpíada do Conhecimento (OC) – quando conquistou o terceiro lugar na ocupação Mecânica de Refrigeração, que a habilitou para competir na etapa nacional.

Em 2001 participou já como instrutora de Refrigeração na edição realizada em Brasília. Já em 2008 esteve em Porto Alegre como chefe de equipe e em 2010, como avaliadora, na OC realizada no Rio de Janeiro.

Jossineide lembrou que a oportunidade de trabalhar na instituição veio logo a após a competição quando realizou processo seletivo e foi aprovada. “Tínhamos apenas um instrutor e como ele era um multiplicador da Região Norte, existia a necessidade de docente para trabalhar exclusivamente com refrigeração em Rondônia. O Departamento Regional me enviou ao DR de Minas Gerais, onde participei de um curso técnico com duração de dois anos. Com toda essa experiência e aprendizado adquiridos, não canso de confirmar a importância do SENAI na minha vida”.

Sobre suas expectativas, Jossineide frisou que se empenha objetivando crescer junto com a instituição, em conhecimento tecnológico contribuindo para assim oferecer a Indústria do estado mão de obra qualificada.

Segundo Jossineide, optar pelo curso de Mecânica de Refrigeração, foi a melhor escolha que fez na vida, mesmo em meio as adversidades que aconteceram e acontecem até hoje na sua caminhada profissional, ela se diz apaixonada pelo que faz e ama fazer parte do setor HVAC-R.  (A sigla diz respeito ao Heating, Ventilation and Air Conditioning, um sistema que possui três funções básicas: aquecer, ventilar e condicionar para deixar o ambiente interno mais climatizado, proporcionando maior conforto térmico).

Jossineide, que também é empresária e dona de uma empresa de refrigeração, conta que sua rotina é gratificante. Passa o dia na empresa e a noite é hora de dar aula. “Transformar o setor de HVAC-R, é uma maneira de renovação e por isso dou o melhor de mim ao ministrar as disciplinas”, ponderou.

“Sou apaixonada pela educação profissional. Vejo que é a única forma de levar o nosso setor como referência para o mundo. O Brasil pode ter o investimento financeiro que for, mas se não tiver a educação profissional e o domínio da tecnologia, todo esse investimento será jogado fora, sem contar que, a educação profissional que o SENAI oferta transforma a vida de um indivíduo, de uma família, do setor de HVAC-R e de toda a sociedade; esse é o impacto que vejo quando recebo novos alunos em sala de aula”, afirmou a profissional.

“As indústrias de Rondônia e nos demais estados do Brasil, buscam o SENAI para disseminarem o conhecimento técnico e tecnológico esperando assim que o mercado disponibilize profissionais treinados para o fornecimento de produtos e serviços de alto nível. “Hoje o SENAI é uma instituição solicitada pela indústria local por oferecer um serviço de qualidade trabalhando à necessidade de cada setor e estreitando cada vez mais este relacionamento”.

Atualmente a professora ministra as disciplinas de Mecânico de Aparelhos de Climatização, Refrigeração Comercial, Refrigeração Industrial, Eletricidade Industrial para Refrigeração. Além das aulas, faz consultoria técnica nas empresas, elabora projetos para modernização e expansão contínua da área, faz planejamento de cursos, materiais didáticos e atua na coordenação técnica dos laboratórios da área de Refrigeração e Climatização.

“O segmento de refrigeração e climatização é excepcionalmente promissor e oferece inúmeras oportunidades de negócios e de carreira”, finalizou Jossineide.