23 de November de 2022 - 09h26

SENAI-RO integra capacitação Jornada das Empresas – Hub, em Alagoas

Representando o DR de Rondônia, a consultora Cleópatra Caldeira, da Coordenação Técnica do SENAI Hub de Inovação e Tecnologia, juntamente com gestores, coordenadores e responsáveis pelas ações de captação de recursos, oportunidades negócios e projetos nos setores prioritários dos Hubs distribuídos no Brasil, participou da capacitação Jornada das Empresas – Hub, realizado em Alagoas, pelo Departamento Nacional.

Durante a capacitação foram apresentados os 10 Hubs SENAI de Inovação e Tecnologia distribuídos no Brasil, dentre eles, cinco estão em operação nos estados de Alagoas, Ceará, Espirito Santo, Paraná e do Amapá, recentemente inserido.

De acordo com Cleópatra, “os demais Hubs encontram-se em fase de implantação, dentre estes, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Além disso, os representantes de cada Hub apresentaram e compartilharam as ações, os projetos, as conexões e as demandas realizadas e implementadas”, disse.

A consultora do SENAI-RO destacou que todas as ações estão vinculadas aos quatro pilares dos Hubs. “Catalisar as iniciativas regionais de inovação alavancando projetos e recursos; apoiar novos negócios, por meio de chamadas customizadas na Plataforma de Inovação; atender as demandas locais, competência própria ou articulação com os ISIs e ISTs e atuar em programas de base nacional do SENAI de forma centralizada”, afirmou.

Neste encontro foi realizada a dinâmica Jornada do Cliente 4e (engajar, envolver, executar e encantar) com o propósito de aplicação do mapa de empatia para entender a demanda proposta (cliente, negócio, projetos ou acessar atores do ecossistema de inovação), de maneira a propor uma possível solução para executar a demanda e posteriormente divulgar os resultados obtidos para engajar os colaboradores e demandantes.

Ainda conforme Cleópatra, a Jornada das Empresa – Hubs, promoveu trocas de experiências, interações, conexões entre os gestores e responsáveis pelos Hubs SENAI de Inovação e Tecnologia distribuídos no Brasil. Bem como planejar estratégias de sucesso para captar recursos, projetos, compreender o papel das conexões que podem ser acessadas e estabelecer interações com parceiros e atores do ecossistema de inovação de maneira dinâmica e produtiva com engajamento efetivo de todos esses atores.

Conforme o gerente de Tecnologia e Inovação SENAI-RO, José Rafael Lopes, em 2021 foi iniciado o Projeto de Implantação do Hub de Tecnologia e Inovação do Departamento Regional de Rondônia, visando instalar um espaço na Casa da Indústria em Porto Velho, para fomentar a inovação por meio de uma rede integrada com a realidade local.

“Este é o conceito do Hub de Inovação, que é um espaço que servirá de conexão entre a comunidade empresarial, acadêmica e de empreendedores de Rondônia com intuito de capturar, executar e entregar demandas por serviços de tecnologia e inovação”, comentou Lopes. “Encontros realizados pelo Departamento Nacional, com foco nas interações entre os Hubs de inovação e tecnologia pretende estimular e desenvolver competências a partir da colaboração com a rede Senai de institutos de Inovação e Tecnologia (ISIs e ISTs), coworking e PD&I”, finalizou.