IMPRENSA
10 de February de 2023 - 11h06

A- A A+

Gerente de Educação destaca importância da participação do DR-RO na Jornada Nacional realizada pelo DN


A 7ª Jornada Nacional de Educação Profissional e Tecnológica realizada pelo Departamento Nacional do SENAI encerrou nesta quinta-feira, 9, as atividades da edição 2023 evento que contou com a participação de todos do DRs, dentre eles, o de Rondônia.

Com transmissão via canal do SENAI no YouTube, foram realizados 14 workshops educacionais sobre os temas: Utilizando o Metaverso na sala de aula; praticando a mentoria digital na educação; explorando o potencial das ferramentas Google; edição de vídeo na prática; diversidade e inclusão na prática; curadoria e seleção de recursos didáticos; a Comunicação Não-Violenta na educação e mais.

Também ocorreram a Feira Docente de Aprendizagens Memoráveis, com excelentes exemplos de situações de aprendizagem aplicadas por docentes do SENAI de todo o Brasil e o Grand Prix Pedagógico, que possibilitou aos docentes apresentarem soluções inovadoras ao desafio proposto.

O gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho lembra que a jornada é um evento de cunho nacional com a participação de profissionais e especialistas da área do conhecimento, pessoas reconhecidamente destacadas para abordar temas fundamentais. Ele fez questão de elogiar a proatividade dos professores e instrutores das escolas participantes do Foi aí que eu usei a criatividade.

“Para onde a educação está caminhando, por exemplo, é uma das indagações, que outros olhares podemos ampliar para a melhoria da educação”, comentou Coelho. “Para uma sociedade progredir a educação é fundamental, mas existem outros fatores, porque no meu ponto de vista, é reducionista quando se analisa a educação como algo praticado apenas nas salas de aula. Não é apenas isso. Precisamos aprender que ler significa ler tudo, não apenas a palavra impressa e que a educação não está restrita a uma sala”, argumentou Coelho.

De acordo com o gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, a jornada pedagógica, ofertada a toda rede SENAI de Educação e expandida a Rede SESI, é um evento que proporciona uma visão diferenciada de mundo. “Favorece a quem participa uma capacidade de integração muito rica em conhecimentos junto ao nacional. É um evento muito importante para iniciarmos o nosso ano letivo”, disse.

Para a analista de educação da Cebep, Luana Carine, a jornada proporcionou uma experiência incrível. “O palestrante Antônio Nóvoa, tratou com excelência a temática (A humana docência no atual contexto educacional). Teve ainda a roda de conversa com professores incríveis, mas a do Dado Schineider especialista em geração Z ficou na memória.

Outro ponto destacado por Luana, o Workshop Praticando a mentoria digital na educação com a professora Karine Marie Arasaki. “Foi simplesmente o momento mais marcante, as tratativas, dinâmicas, trocas com outros DRs, foi de uma sensibilidade incrível. Por vários momentos fiquei reflexiva e feliz, pelo autoconhecimento no final do workshop. Por fim, a 7ª Jornada Pedagógica de Educação Profissional e Tecnológica, foi uma imersão de conhecimento, educação e inovação, demonstramos mais uma vez do que somos capazes", garante.

Conforme a técnica Marcela Vieira, da Cebep, a 7ª Jornada Pedagógica trouxe assuntos atuais e relevantes para potencializar a prática educacional, bem como os indicadores de qualidade que validam e fortalecem a marca SESI e SENAI. Os assuntos foram voltados para atualidade e focados para o mundo metaverso totalmente incorporado ao ambiente virtual imersivo e construído por meio de diversas tecnologias e metodologias ativas, bem como assuntos relacionados as competências socioemocionais necessárias para a formação do indivíduo.

O técnico Alexandre Custódio, também da Coordenação de Educação, faz questão de ressaltar que o encontro pedagógico proporcionou um rico momento de interação entre docentes do SESI e SENAI de todo o Brasil, com a realização de palestras ministradas por grandes educadores como os professores António Nóvoa, Marcelo Ramos, Leonor B. Guerra e Dado Schneider, que abordaram temas relacionados com a evolução tecnológica, processos educacionais e a educação inclusiva, relação professor/alunos, dentre outros.

 


Mais notícias

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Palestras, debates e oficinas integram a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação do SENAI

Profissionais do DR-RO participam de capacitação em eficiência energética