14 de March de 2023 - 08h38

Diretoria Regional do SENAI-RO realiza visita técnica à mineradora ERSA

Para acompanhar a apresentação do projeto de expansão do complexo da Mineradora Estanho de Rondônia (ERSA) e as necessidades de capacitação da mão de obra, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), Alex Santiago, esteve na empresa, situada no município de Itapuã do Oeste, para uma visita técnica. O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho e a coordenadora de relações com o Mercado, Juliana Mascarenhas também participaram da visitação.

A equipe do SENAI foi recebida pelo diretor geral da empresa, Flávio Lamberti de Mattos e o gerente Willian Peterson Pereira, que após uma reunião, levaram, Santiago e os demais para conhecerem a mineradora onde é extraída a cassiterita.

De acordo com diretor Alex Santiago, "a reunião objetivou conhecer os planos de expansão da operação da mina da ERSA em Itapuã do Oeste, suas necessidades voltadas a questões ambientais, manutenção de equipamentos, obras civis e principalmente formação de não de obra para suporte para tais planos", disse.

Ainda conforme Santiago, a empresa pretende aumentar sua operação para extração de minério de cassiterita, matéria prima para produção de revestimentos em latas para alimentos e bebidas, bem como duplicar o contingente de colaboradores, dentro do seu planejamento estratégico. "O SENAI já tem uma parceria com a ERSA formando técnicos nas áreas de mineração, eletromecânica, bem como qualificação em operação de pá carregadeira", afirmou.

Jair Coelho ressaltou que "com a sua exploração profissionalizada, associada à crescente inserção de novas tecnologias - crescerá de produção, assim suas ações de preservação, a geração de empregos qualificados para os habitantes de Itapuã do Oeste e por conseguinte crescerão as demandas por profissionais treinados e atualizados para os quadros da mineradora, parceira do SENAI", pontuou o gerente de Educação.

Para coordenadora de Relações com o Mercado, Juliana Mascarenhas, "a visita foi importante, pois tivemos a oportunidade de entender melhor a realidade da mineradora, à logística e às solicitações da empresa. Com isso, vamos elaborar propostas visando soluções de tecnologia e inovação e a oferta de cursos para que a empresa amplie suas atividades e com isso crescer mais forte e competitiva em parceria com o SENAI", comentou.

ERSA

A metalurgia da ERSA está no município de Ariquemes e toda cassiterita utilizada no seu processo é proveniente de sua mina própria (mina de Santa Bárbara, no município de Itapuã do Oeste-RO) ou de outros fornecedores que extraem cassiterita exclusivamente no Brasil e que seguem todas as regulações do governo brasileiro para extração mineral. Na unidade de mineração é extraída a cassiterita. Em Ariquemes essa cassiterita é fundida e transformada em estanho, grau “A”, na forma de lingotes. A jazida tem reservas demonstradas de quase 30 mil toneladas que, com os recursos, totalizam mais de 60 mil toneladas de estanho contido em toda a ERSA. A fundição tem capacidade nominal para processar anualmente 3.600 toneladas de estanho metálico.