IMPRENSA
11 de May de 2023 - 11h43

A- A A+

Departamento Regional de Rondônia têm unidades participando da competição educacional Meca Brasil


As unidades do SENAI CETEM, de Porto Velho e SENAI de Ariquemes têm projetos representando o DR-RO na competição educacional Meca Brasil (Mission, Execution, Communication & Achievement), uma iniciativa inédita no país realizada pela divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil.  A data para entrega dos projetos encerrou no último dia 8 de maio. O resultado será divulgado dia 22.

O torneio tem como principais objetivos estimular a prática dos estudantes nas aplicações que tragam soluções que poderão ser utilizadas em situações reais da indústria e no mercado em geral. Ao mesmo tempo busca incentivar o espírito coletivo, competitivo e disciplinar dos estudantes, preparando-os à realidade do mercado de trabalho.

O projeto denominado ‘Transportadora e Separadora Automatizada TSA 4.0’ criado pelos alunos do curso de Eletromecânica do SENAI CETEM, Luis Andriel Magalhaes de Assis, Victor Hugo Souza de Araújo e Fabiana da Silva e Silva, que tiveram como orientador o professor Ricardo Cleudo.

De acordo com Cleudo, a ideia dos estudantes foi o aprimoramento de uma esteira separadora de peças auxiliadas por braço cartesiano pneumático trazendo vantagens técnicas significativas em relação a processos manuais/semiautomáticos.

“É importante frisar que o projeto está imbuído de dois itens essenciais, o impacto na sociedade e responsabilidade ambiental”, disse Cleudo. “A iniciativa vai reduzir acidentes no trabalho, promove a automação da produção, a maior precisão e controle, economia de recursos, redução de desperdício, ergonomia, melhoria na qualidade dos produtos, aumento da reciclagem, economia de energia e redução de poluição no ar”.

Já a equipe formada pelos alunos Carlos Adelino Batista Lima, Keven Oliveira Bronze, Marcos Júnior Porto Salaroli, do curso de Eletroeletrônica do SENAI de Ariquemes, está participando com o projeto ‘Máquina de Furação Multifuncional’ para montagem de móveis, cuja função idealizada pelos alunos, é a de realizar furação para auxiliar na montagem de móveis, realizando furações em diversos ângulos e profundidade. O projeto contou com a orientação do professor Acleibson Santos Lins.

Sobre o protótipo, os alunos explicaram que a máquina é composta por servomotores, que controlam seus movimentos em eixo “x” e “Y”, um motor trifásico controlado por inversor de frequência, responsável pela subida e descida da ferramenta de perfuração (eixo “Z”), permitindo a máquina executar furos pré-programados para passagem de pinos, montagem de dobradiças, puxadores e demais necessidades. ​

Nos itens relacionados ao impacto na sociedade e responsabilidade ambiental, os estudantes ressaltaram a agilidade na montagem aumentando a produtividade, o baixo consumo de energia​ e baixo custo na aquisição do equipamento, melhor acabamento ​e que a máquina recolhe os resíduos de madeira retirados do corte. ​

O gerente da unidade SENAI CETEM, Cleber Melo comentou a importância da participação dos alunos em competições como o Meca Brasil. “É a oportunidade de apresentar projetos criados por eles e comprovar na prática o que aprenderam na teoria. Já a gerente do SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim parabenizou o trabalho empreendido pelos alunos. “Estamos torcendo e para nós, independentemente da premiação, cada um deles é um vencedor e motivo de orgulho”. Ambos também parabenizaram o empenho dos respectivos instrutores que orientaram a criação de cada projeto.

Sobre o Meca Brasil

Constitui uma competição entre instituições de ensino superior e técnico das áreas de engenharia, automação industrial e correlatas, na qual equipes de estudantes participam criando e apresentando projetos com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da companhia em seu funcionamento. A meta é disseminar a qualidade e uso dos componentes de automação industrial da Mitsubishi Electric, e a utilização no processo de inovação da indústria brasileira e recompensar estudantes e instituições de ensino com produtos, conhecimento e prêmios. 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável