17 de May de 2023 - 11h49

Departamento Regional de Rondônia tem projeto selecionado na 6ª Edição do Edital SENAI Lab

A unidade SENAI de Cacoal atendeu todos os requisitos do Edital SENAI Lab 2023, e foi classificado entre as 50 escolas do Brasil que irão receber o recurso de 50 mil reais para aquisição de equipamentos (impressora 3D). Mais de 80 projetos foram submetidos envolvendo DRs do Distrito Federal, Bahia, Espirito Santo, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, dentre outros.

O gerente da unidade, Rodolfo Lentz parabenizou a equipe pela conquista, fruto de dedicação e muito trabalho. “Com estes equipamentos iremos potencializar o desenvolvimento e o aprendizado dos jovens em nossa instituição de ensino, tornando-os ainda mais hábeis e criativos”, disse.

Segundo o coordenador do projeto, professor Diego Garcia, “com a implementação do laboratório tecnológico avançado, SENAILAB2 estamos confiantes na continuidade dos avanços em pesquisa, empreendedorismo e inovação, buscando constantemente impulsionar o desenvolvimento tecnológico e preparar nossos discentes para os desafios do mercado de trabalho”, explicou.

Ainda conforme Garcia, a escola vai oferecer tecnologias de última geração que vão contribuir para o aprimoramento das habilidades e competências dos alunos que terão acesso direto a ferramentas e conhecimentos avançados, permitindo que estejam na vanguarda da tecnologia e se tornem profissionais altamente qualificados e valorizados no mercado.

Outra vantagem significativa, de acordo com o professor, é a possibilidade de contribuir para o avanço da indústria rondoniense. “Os alunos poderão desenvolver soluções tecnológicas inovadoras, deixando um impacto positivo e ajudando a impulsionar a competitividade das indústrias do nosso estado. Por fim, quero agradecer a toda coordenação de educação Rosiani Módolo e Luis Adriano Fermow e nosso gerente Rodolfo Lentz Correa, que apoiou e ajudou no desenvolvimento desse projeto”.

“Parabenizamos a todos os envolvidos neste processo por esta importante conquista. A CEBEP já está realizando os tramites de cadastro do projeto no SGF (Sistema de Gestão de Fomentos), para dar seguimento ao processo de aquisição”, afirmou o técnico Alexandre Custódio.

Custódio explicou que os critérios obrigatórios de classificação estão apoiados em três pilares: Apresentação do Plano de Uso do SENAI Lab, do Discurso de Elevador - Pitch sobre o Plano de Uso do SENAI Lab (link de vídeo de três minutos máximos) e comprovação que a escola proponente realizou ou participou de pelo menos quatro práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente maker existente na escola em 2022 e/ou 2023, evidenciando o resultado das ações apresentadas, assim como a importância de sua aplicação.

Custódio lembrou que nas edições anteriores, os projetos elaborados pelas unidades de Ji-Paraná (2018), Lagoa (2019), Vilhena (2020 e 2021), Ariquemes (2022) e CETEM, de Porto Velho (2022) foram classificados entre os melhores, e as unidades receberam o recurso que possibilitou a compra de equipamentos como: impressora 3D, Plotter de Recorte, Chromebooks/notebooks e Máquina de corte e gravação a laser.

As escolas que já foram contempladas nos anos anteriores, não puderam concorrer neste sexto edital, sendo que o único projeto inscrito pelo SENAI/RO foi contemplado.

No ponto de vista do gerente da Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o SENAI Lab é o espaço criativo da escola, onde se desenvolve a cultura Maker fortalecendo a Metodologia SENAI de Educação Profissional no que se refere à Prática Pedagógica e oportunizando o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. “O SENAI Lab além de ser um “local”, é uma “ferramenta educacional” perfeita para a realização de todas as atividades da Saga. Neste ambiente, docentes e discentes podem fazer a inovação acontecer”, finalizou Coelho.