IMPRENSA
26 de September de 2022 - 11h15

A- A A+

SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru realiza live sobre os cuidados com a saúde mental

A live que a unidade SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru promove nesta terça-feira, 27, sobre “Importância do Cuidado Emocional”, será transmitida pela plataforma Google Meet para mais de 800 alunos, a partir das 19h30. O evento conta com a parceria da psicóloga Laís S. Torres, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial, que vai ministrar a palestra.

A gerente da unidade, Cintia Aparecida Alves, teve a ideia, a partir da sua preocupação dos cuidados com a saúde mental que os alunos devem ter. “Pensei que seria um tema pertinente para apresentar para eles e para isso conto com a parceria da equipe da Coordenação Pedagógica, que está ajudando na mobilização das turmas a participarem do evento”, disse.

De acordo com Cintia, a saúde mental trata de um estado de equilíbrio psicológico e da inexistência de distúrbios como a depressão e a ansiedade. “Os jovens precisam entender que são entendidos e a interação social ajuda a superar os momentos difíceis. Daí a importância desta iniciativa, que temos certeza, vai estimular a participação dos alunos”.

Na palestra, explica a gerente, a especialista vai abordar as técnicas práticas que podem ajudar nestes cuidados e como prevenir suas emoções das ciladas externas e internas. Conforme Laís Torres, “os jovens poderão entender porque nossos pensamentos nos traem, o que fazer e principalmente não fazer com as emoções e sentimentos negativos. Daí a importância do cuidado emocional, não apenas por um período, mas o ano inteiro, por toda vida”, ressaltou a psicóloga.

“No nosso ponto de vista como educadores do SESI e SENAI, estas iniciativas são fundamentais, pois buscamos trazer profissionais e especialistas para apresentar aos estudantes a importância de cuidar da saúde mental. Eles precisam entender que a atenção à saúde mental é tão importante quanto à física”, finalizou Cintia.

A coordenadora pedagógica Viviane Giupato lembra que a iniciativa faz parte do trabalho de apoio que SESI e SENAI sempre dão a campanhas como o “Setembro Amarelo”, criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de conscientizar a população a respeito do suicídio, uma das dez principais causas de mortalidade em todo o mundo.

 

 

 


Mais notícias

Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama

SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea

SESI Saúde de Ji-Paraná participa da 8ª SIPAT da empresa Bernardo Alimentos

Alunos do SESI-SENAI Lagoa usam a criatividade para releitura de obras de artista plástico