IMPRENSA
11 de outubro de 2018 - 10h27

A- A A+

Passeio pelo Sítio do Pica Pau Amarelo é tema da edição 2018 do Sesi Kids

Um dos mais conhecidos clássicos da literatura brasileira, Sitio do Pica Pau Amarelo, criação do escritor Monteiro Lobato, foi o tema escolhido para a edição do Sesi Kids, que a escola Sesi-Senai-IEL de Cacoal realiza para celebrar o dia das crianças. Idealizado pela equipe pedagógica, professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, equipe de suporte e administrativa. Todos devidamente caracterizados como os personagens Emília, Tia Nastácia, Saci, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, Marquês de Rabicó, Cuca, Dona Benta e outras imortais criações.

Alunos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I viajaram pelo mundo da imaginação através de atividades lúdicas, dentre elas, apresentação teatral pela equipe de professores, visita à caverna da Cuca, mergulho no reino das águas claras com a sereia Yara, touro mecânico no Curral do tio Barnabé, experiência culinária de receita de bolinho de chuva na cozinha da tia Nastácia e lanche compartilhado. Encerrando o dia, as crianças se divertiram muito na casa do Marquês de Rabicó com atividades de modelagem com argila e banho de lama.

"O Sesi Kids é um dia aguardado por todos nós, foi muito legal, o tema foi fantástico, gosto muito do Sítio do Pica Pau Amarelo”, comentou a Maysa Aiko Takahashi Bianchini, aluna do 4º Ano, que adorou todos os ambientes. “Foi um dia inesquecível, eu não gostei eu amei”, exultou.

A coordenadora Pedagógica Luciane Lima lembra que o Sítio do Pica Pau Amarelo é um clássico da literatura infantil brasileira, sendo o principal cenário das muitas histórias de Monteiro Lobato, ficou eternizado por seus personagens carismáticos e identificáveis com nossa realidade, atravessando gerações.

“Diante de um mundo cada vez mais tecnológico, cabe a escola proporcionar projetos que instigue o contato dos estudantes com livros e brincadeiras mais humanizadas. Os aparelhos eletrônicos hoje fazem parte integral do dia a dia da criança, e as brincadeiras de cunho mais físico e social tem perdido espaço. Nesse sentido, é importante que a escola faça um resgate de tais práticas saudáveis e necessárias para o desenvolvimento integral do indivíduo”, argumenta Luciane.

“Trabalhamos com crianças de Educação Infantil, que necessitam brincar, criar e imaginar”, afirma a coordenadora Pedagógica Rosiani Módolo. “Atualmente elas passam grande parte do tempo na escola e, além disso, possuem variados brinquedos eletrônicos, cheios de botões, e que não favorecem a interação com as pessoas, pois com elas, na maioria das vezes, brincam sozinhas”, ressalta. 

Rosiani também destacou Monteiro Lobato como o mais importante autor de literatura infantil no Brasil. “O Sítio do Pica pau Amarelo é uma obra que atravessou gerações e é uma das mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira, pois possibilita esta mágica infantil. Quem conhece as histórias do sítio não precisa de brinquedos caros para se divertir e criar”, garante a docente.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero


Mais notícias

Balé do Sesi se apresenta no Shopping local

Rede Sesi de Educação em Rondônia vai adotar nova metodologia para EJA

Páscoa Solidária desperta amor e solidariedade ao próximo, diz docente do Senai

Escola Sesi-Senai Lagoa realiza atividades de incentivo ao hábito da leitura