IMPRENSA
11 de outubro de 2018 - 10h27

A- A A+

Passeio pelo Sítio do Pica Pau Amarelo é tema da edição 2018 do Sesi Kids

Um dos mais conhecidos clássicos da literatura brasileira, Sitio do Pica Pau Amarelo, criação do escritor Monteiro Lobato, foi o tema escolhido para a edição do Sesi Kids, que a escola Sesi-Senai-IEL de Cacoal realiza para celebrar o dia das crianças. Idealizado pela equipe pedagógica, professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, equipe de suporte e administrativa. Todos devidamente caracterizados como os personagens Emília, Tia Nastácia, Saci, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, Marquês de Rabicó, Cuca, Dona Benta e outras imortais criações.

Alunos dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I viajaram pelo mundo da imaginação através de atividades lúdicas, dentre elas, apresentação teatral pela equipe de professores, visita à caverna da Cuca, mergulho no reino das águas claras com a sereia Yara, touro mecânico no Curral do tio Barnabé, experiência culinária de receita de bolinho de chuva na cozinha da tia Nastácia e lanche compartilhado. Encerrando o dia, as crianças se divertiram muito na casa do Marquês de Rabicó com atividades de modelagem com argila e banho de lama.

"O Sesi Kids é um dia aguardado por todos nós, foi muito legal, o tema foi fantástico, gosto muito do Sítio do Pica Pau Amarelo”, comentou a Maysa Aiko Takahashi Bianchini, aluna do 4º Ano, que adorou todos os ambientes. “Foi um dia inesquecível, eu não gostei eu amei”, exultou.

A coordenadora Pedagógica Luciane Lima lembra que o Sítio do Pica Pau Amarelo é um clássico da literatura infantil brasileira, sendo o principal cenário das muitas histórias de Monteiro Lobato, ficou eternizado por seus personagens carismáticos e identificáveis com nossa realidade, atravessando gerações.

“Diante de um mundo cada vez mais tecnológico, cabe a escola proporcionar projetos que instigue o contato dos estudantes com livros e brincadeiras mais humanizadas. Os aparelhos eletrônicos hoje fazem parte integral do dia a dia da criança, e as brincadeiras de cunho mais físico e social tem perdido espaço. Nesse sentido, é importante que a escola faça um resgate de tais práticas saudáveis e necessárias para o desenvolvimento integral do indivíduo”, argumenta Luciane.

“Trabalhamos com crianças de Educação Infantil, que necessitam brincar, criar e imaginar”, afirma a coordenadora Pedagógica Rosiani Módolo. “Atualmente elas passam grande parte do tempo na escola e, além disso, possuem variados brinquedos eletrônicos, cheios de botões, e que não favorecem a interação com as pessoas, pois com elas, na maioria das vezes, brincam sozinhas”, ressalta. 

Rosiani também destacou Monteiro Lobato como o mais importante autor de literatura infantil no Brasil. “O Sítio do Pica pau Amarelo é uma obra que atravessou gerações e é uma das mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira, pois possibilita esta mágica infantil. Quem conhece as histórias do sítio não precisa de brinquedos caros para se divertir e criar”, garante a docente.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero


Mais notícias

Fiero lança a plataforma Sesi Viva+ na capital

Plataforma Sesi Viva+ ajudará empresas na gestão das informações relativas ao eSocial

Sesi Ariquemes ministra palestras preventivas como parte da campanha Setembro Amarelo

Sesi reúne pais e alunos para contar a história de Porto Velho através de seus monumentos